padrao_1
padrao_1

RIW 22: Uma semana histórica para o Rio

125 mil pessoas passaram pelo Píer Mauá durante os quatro dias do Rio Innovation Week, esse público superou todas as expectativas dos organizadores e todo esse interesse e engajamento ajudou a consolidar a cidade do Rio como um hub de Tecnologia e Inovação da América Latina.

E se tem uma pessoa que ajudou o evento a se consagrar foi a lenda que é o Spike Lee, ou ícone como foi chamado muitas vezes durante a sua apresentação. Para surpresa de zero pessoas, ele se mostrou extremamente consciente e atualizado com o que vem acontecendo no Brasil: desde a sua solicitação para que tocassem músicas da Gal Costa para o público antes dele subir ao palco (além de iniciar pedindo um minuto de silêncio em sua homenagem), quanto para parabenizar a população que elegeu o Lula (Amor) em detrimento do Bolsonaro (Ódio), uma comparação que ele mesmo fez.

Além de atribuir a uma força maior seu talento (à Deus) e dar uma verdadeira aula sobre racismo, suas formas de combate e propostas para melhorar/consertar a história (inclusive surpreendendo a todos com seu grande conhecimento sobre a história Brasileira e a nossa relação com a escravidão, já que fomos o último país a aboli-la), explicar a importância dos negros falarem sobre seus antepassados como escravizados e não como escravos (mostrando que não houve opção para esse povo), listando nomes de negros que se destacaram em diversas áreas e incentivando negros a terem seu lugar de destaque no audiovisual contando suas próprias histórias, sua contribuição para o evento foi uma espécie de validação para todos que estavam ávidos por ouvi-lo, ao sabermos que nós que queremos mudar as coisas, oferecer oportunidades iguais para todos, somos contra qualquer tipo de discriminação e estamos trabalhando para o Brasil voltar a ser o que era antes, estamos, aos olhos dele, do lado certo da história.

Esse colunista se emocionou com a potência que Mr. Lee é, sua história e trajetória são inspiradoras e sua forma de enxergar a vida e como ele contribui para essas mudanças e reparações, são um estímulo para continuar nessa empreitada, sabendo que temos o apoio de pessoas que nem imaginávamos. Foi muito valioso esse tempo que ele nos dedicou e agradeço ao RIW por trazê-lo ao Brasil.

O Rio Innovation Week terminou nesta sexta-feira, dia 11/11, com importantes conquistas para todos os setores que estiveram presentes trazendo inovação e tecnologia para diferentes segmentos de mercado. O potencial de geração de novos negócios – muitos firmados durante o evento e alguns em andamento – chega a R$ 1 bilhão. A próxima edição do RIW está marcada para o segundo semestre de 2023.

No próximo ano, o evento cresce e passa a ocupar toda a região portuária e o centro da cidade. Nossa ambição é, com essa expansão, receber 200 mil pessoas. Queremos ter o debate sobre novas tecnologias, empreendedorismo e soluções que unam diferentes elos do mercado em diversos pontos desta área. Vamos ser a mola propulsora para esse posicionamento do Rio de Janeiro como referência global”, posiciona Jerônimo Vargas, realizador do evento e um dos idealizadores.

Os números e resultados dessa edição também são animadores, deem uma olhada nessas estatísticas, que mostram o potencial do RIW e o legado que um evento desse porte deixa para a cidade:

  • Mais de 900 palestras, distribuídas em 27 conferências;
  • 880 horas de palestras;
  • 2.000 startups participantes;
  • Mais de 200 expositores;
  • Presença de investidores e compradores brasileiros e internacionais;
  • Geração de 2.500 empregos diretos e indiretos para a montagem e produção do evento;
  • Todo o material utilizado na montagem será reaproveitado em outros eventos ou enviado para reciclagem;
  • As lonas utilizadas serão enviadas para empresas que confeccionam novos produtos com as mesmas;
  • Todas as emissões de carbono foram compensadas.
É inegável a potência que o Rio Innovation Week representa para o crescimento econômico não só do Rio de Janeiro, mas de todo país. Mais do que isso, nos coloca na vanguarda da inovação, trazendo novas soluções e diretrizes., projetos viáveis e prontos para implementação”, diz Fábio Queiróz, presidente do Conselho Organizador do evento.

O Rio Innovation Week representa um dos maiores estímulos para as startups brasileiras e também muitas de países vizinhos da América Latina. Você une na mesmo ambiente experiência, conhecimento e empreendedorismo. O network entre startups nos primeiros estágios e outras já com investimentos de impactos é um forte estímulo para o desenvolvimento de novos projetos e negócios. Além disso, as agendas de mentoria e os workshops trazem conhecimento teórico e prático indispensáveis para o cenário de empreendedorismo“, indica Carlos Junior, CEO do Sai do Papel, cofundador e curador do RIW.

Quando falamos do legado que essa nova edição do evento deixou precisamos comentar sobre a ampliação das arenas e algumas conquistas como:

– A estreia de novos segmentos na agenda do evento como LawTech, que reflete o crescimento de novas tecnologias e soluções no campo do Direito;

– O palco Music Forward, que atraiu um grande público para palestras sobre o cenário da música atual e os impactos do streaming e dos canais sociais, trazendo executivos de gravadoras, do Spotify; realizadores de grandes eventos como Rock in Rio e Natura Musical, e deu luz ao debate sobre políticas públicas ligadas ao segmento;

José Melchert do Spotify

– Um palco exclusivo para palestras e debates sobre criptomoeda, blockchain e NFTs, com a curadoria da BeInCrypto;

– Incremento da Economia Criativa, fortalecendo o Rio de Janeiro como referência e exemplo frente aos demais países;

– A Prefeitura do Rio anunciou no evento que será a primeira do país a adotar fontes de energia limpa e renovável como alternativa ao abastecimento por hidrelétricas;

– A presença de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, na Plenária RIW, teve lotação máxima. Uma importante dica do vocalista e também empresário, esgrimista, piloto e fabricante de cerveja – “Faça coisas legais para pessoas boas“.

– Participação de nomes internacionais como Aaron Ross, Steve Blank e Steve Forbes;

– Atletas e campeões olímpicos, como Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz, falando como inovação e esportes hoje traçam o mesmo caminho, tanto na preparação dos atletas como nos espaços dedicados para treinos e competições.

Agora é colher os resultados desses quatro dias de imersão no universo da inovação, trabalhar o pós-eventos e os contatos que fiz e colocar em prática os insights e as inspirações que o RIW me proporcionou! Até 2023, Rio Innovation Week!

O Rio Innovation Week é realizado por Base Produções, LER Cultural e Sai do Papel.

A 2a edição do Rio Innovation Week conta com patrocínio cultural master da Eletrobras e Klabin; patrocínio Master do Sebrae, CNC, Cedae, Apex, Itaú e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; patrocínio Platinum da Stellantis, Petrobras, Softex, SPID e Eneva; patrocínio Bronze da Itanet. Tem também parceria institucional da Fecomércio – RJ, Sesc e Senac, Proderj, Pesagro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. São parceiros estratégicos Health Meds, Prudential, FBHA, ZOOX, Parque Tecnológico de Itaipu e Assespro.

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.