125 mil pessoas passaram pelo Píer Mauá durante os quatro dias do Rio Innovation Week, esse público superou todas as expectativas dos organizadores e todo esse interesse e engajamento ajudou a consolidar a cidade do Rio como um hub de Tecnologia e Inovação da América Latina.


Além de atribuir a uma força maior seu talento (à Deus) e dar uma verdadeira aula sobre racismo, suas formas de combate e propostas para melhorar/consertar a história (inclusive surpreendendo a todos com seu grande conhecimento sobre a história Brasileira e a nossa relação com a escravidão, já que fomos o último país a aboli-la), explicar a importância dos negros falarem sobre seus antepassados como escravizados e não como escravos (mostrando que não houve opção para esse povo), listando nomes de negros que se destacaram em diversas áreas e incentivando negros a terem seu lugar de destaque no audiovisual contando suas próprias histórias, sua contribuição para o evento foi uma espécie de validação para todos que estavam ávidos por ouvi-lo, ao sabermos que nós que queremos mudar as coisas, oferecer oportunidades iguais para todos, somos contra qualquer tipo de discriminação e estamos trabalhando para o Brasil voltar a ser o que era antes, estamos, aos olhos dele, do lado certo da história.
Esse colunista se emocionou com a potência que Mr. Lee é, sua história e trajetória são inspiradoras e sua forma de enxergar a vida e como ele contribui para essas mudanças e reparações, são um estímulo para continuar nessa empreitada, sabendo que temos o apoio de pessoas que nem imaginávamos. Foi muito valioso esse tempo que ele nos dedicou e agradeço ao RIW por trazê-lo ao Brasil.
O Rio Innovation Week terminou nesta sexta-feira, dia 11/11, com importantes conquistas para todos os setores que estiveram presentes trazendo inovação e tecnologia para diferentes segmentos de mercado. O potencial de geração de novos negócios – muitos firmados durante o evento e alguns em andamento – chega a R$ 1 bilhão. A próxima edição do RIW está marcada para o segundo semestre de 2023.

Os números e resultados dessa edição também são animadores, deem uma olhada nessas estatísticas, que mostram o potencial do RIW e o legado que um evento desse porte deixa para a cidade:
- Mais de 900 palestras, distribuídas em 27 conferências;
- 880 horas de palestras;
- 2.000 startups participantes;
- Mais de 200 expositores;
- Presença de investidores e compradores brasileiros e internacionais;
- Geração de 2.500 empregos diretos e indiretos para a montagem e produção do evento;
- Todo o material utilizado na montagem será reaproveitado em outros eventos ou enviado para reciclagem;
- As lonas utilizadas serão enviadas para empresas que confeccionam novos produtos com as mesmas;
- Todas as emissões de carbono foram compensadas.

“O Rio Innovation Week representa um dos maiores estímulos para as startups brasileiras e também muitas de países vizinhos da América Latina. Você une na mesmo ambiente experiência, conhecimento e empreendedorismo. O network entre startups nos primeiros estágios e outras já com investimentos de impactos é um forte estímulo para o desenvolvimento de novos projetos e negócios. Além disso, as agendas de mentoria e os workshops trazem conhecimento teórico e prático indispensáveis para o cenário de empreendedorismo“, indica Carlos Junior, CEO do Sai do Papel, cofundador e curador do RIW.

Quando falamos do legado que essa nova edição do evento deixou precisamos comentar sobre a ampliação das arenas e algumas conquistas como:
– A estreia de novos segmentos na agenda do evento como LawTech, que reflete o crescimento de novas tecnologias e soluções no campo do Direito;
– O palco Music Forward, que atraiu um grande público para palestras sobre o cenário da música atual e os impactos do streaming e dos canais sociais, trazendo executivos de gravadoras, do Spotify; realizadores de grandes eventos como Rock in Rio e Natura Musical, e deu luz ao debate sobre políticas públicas ligadas ao segmento;

– Um palco exclusivo para palestras e debates sobre criptomoeda, blockchain e NFTs, com a curadoria da BeInCrypto;
– Incremento da Economia Criativa, fortalecendo o Rio de Janeiro como referência e exemplo frente aos demais países;
– A Prefeitura do Rio anunciou no evento que será a primeira do país a adotar fontes de energia limpa e renovável como alternativa ao abastecimento por hidrelétricas;
– A presença de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, na Plenária RIW, teve lotação máxima. Uma importante dica do vocalista e também empresário, esgrimista, piloto e fabricante de cerveja – “Faça coisas legais para pessoas boas“.
– Participação de nomes internacionais como Aaron Ross, Steve Blank e Steve Forbes;
– Atletas e campeões olímpicos, como Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz, falando como inovação e esportes hoje traçam o mesmo caminho, tanto na preparação dos atletas como nos espaços dedicados para treinos e competições.

O Rio Innovation Week é realizado por Base Produções, LER Cultural e Sai do Papel.
A 2a edição do Rio Innovation Week conta com patrocínio cultural master da Eletrobras e Klabin; patrocínio Master do Sebrae, CNC, Cedae, Apex, Itaú e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; patrocínio Platinum da Stellantis, Petrobras, Softex, SPID e Eneva; patrocínio Bronze da Itanet. Tem também parceria institucional da Fecomércio – RJ, Sesc e Senac, Proderj, Pesagro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. São parceiros estratégicos Health Meds, Prudential, FBHA, ZOOX, Parque Tecnológico de Itaipu e Assespro.