padrao_1
padrao_1

Prefeitura de Niterói comemora os 449 anos da cidade com Niterói Cervejeiro – 25 a 27 NOV

Após uma série de eventos realizados nesse mês de novembro em comemoração aos 449 anos de Niterói, a Prefeitura da cidade traz para o Reserva Cultural o evento Niterói Cervejeiro dos dias 25 a 27 de novembro. O objetivo desse projeto é fomentar o mercado e o turismo cervejeiro, posicionando a cidade como um celeiro de grandes cervejarias. Niterói tem, atualmente (dados de 2020), 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras. São sete fábricas de cerveja, quatro em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros. Esses estabelecimentos empregam, aproximadamente, 600 pessoas entre empregos diretos e indiretos e foi uma das apostas da cidade para a retomada econômica pós-pandêmica.

O evento contará com uma extensa programação musical durante os três dias com shows ao vivo, espaço kids e vai contar com mais de 100 rótulos de cervejas artesanais das 15 cervejarias locais: Noi Cervejaria, Belgarioca, Malteca, W-kattz, Máfia, Masterpiece, Dead Dog, Bitta Bier, Matisse, Brew Lab, Mahi, Fractal Brewery, Marauú, Seiva e Habeas Copos. A entrada é solidária, mediante a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis.

Por ser um evento que representa um significativo segmento econômico, também estarão presentes stands informativos com palestras e workshops dos parceiros Neltur, Sebrae RJ, Acerva Niterói, Escola de Cerveja da Firjan e Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF.

E a área gastronômica também é um programa à parte e imperdível com pratos de restaurantes conhecidos da cidade como o Armazém São Jorge, Da Carmine, Empório del Gusto, Alhos e Bugalhos, Carro de Boi, Lucca Forneria, Gustô, Ossos, Salve Simpatia, Boteco Confraria, Bar Miúdo, Dead Dog Gastronomia, Les Fauves, Smoke Lab e Mahi Gastronomia.

O mercado cervejeiro vem crescendo em ritmo acelerado em Niterói e também em todo o país e isso é refletido no aumento dos estabelecimentos especializados registrados.

Muitos consumidores estão buscando conhecer novos rótulos e que criam confrarias, fazem passeios e organizam eventos particulares com esse tema. E os números refletem isso: em 2021, o Brasil vendeu 14,3 bilhões de litros da bebida e a estimativa é que até o final do ano as vendas cheguem a 15,4 bilhões de litros, um aumento de 8% conforme estudo do Euromonitor Internacional.

O Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (SINCERV) divulgou recentemente que a indústria é um dos principais motores da geração de empregos e que movimenta 2% do PIB, gerando mais de dois milhões de empregos no país. E o público está sendo atraído a um novo universo de sabores, aromas, cores e histórias, onde as cervejarias resgatam diversas receitas produzidas em diferentes partes do mundo.

Beer Day na Noi Cervejaria – Tour Cervejeiro em Niterói

Esse mercado cervejeiro está sendo incentivado pela Prefeitura, a cidade tem realizado inclusive o Beer Day, em que leva apreciadores de cerveja em um tour pelas cervejarias artesanais da cidade, como forma de apresentar e incentivar a produção local. Esse tour é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEN) em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo e com a Neltur.

A Rota Cervejeira já está estabelecida em Niterói e é uma alternativa para fomentar o turismo e valorizar o Selo Cervejeiro, que é concedido pelo governo municipal da cidade às cervejarias que respeitam os valores históricos, sociais, culturais e ambientais da cidade, participam de programas de capacitação e qualificação de profissionais cervejeiros, adotam práticas sustentáveis e não agressoras ao meio ambiente e possuem visitação pública à unidade produtora de cerveja, num diálogo direto estabelecido entre produtor e consumidor.

Então aproveitem esse final de semana em Niterói, é um programa imperdível para os apaixonados por cerveja artesanal.

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.

Deixar uma resposta