Após uma série de eventos realizados nesse mês de novembro em comemoração aos 449 anos de Niterói, a Prefeitura da cidade traz para o Reserva Cultural o evento Niterói Cervejeiro dos dias 25 a 27 de novembro. O objetivo desse projeto é fomentar o mercado e o turismo cervejeiro, posicionando a cidade como um celeiro de grandes cervejarias. Niterói tem, atualmente (dados de 2020), 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras. São sete fábricas de cerveja, quatro em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros. Esses estabelecimentos empregam, aproximadamente, 600 pessoas entre empregos diretos e indiretos e foi uma das apostas da cidade para a retomada econômica pós-pandêmica.
![](https://rodrigobarbosasantiago.com.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Image-2022-11-24-at-08.57.50-1-1024x1024.jpeg)
![](https://rodrigobarbosasantiago.com.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Image-2022-11-24-at-08.57.49-1-1024x1024.jpeg)
![](https://rodrigobarbosasantiago.com.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Image-2022-11-24-at-08.57.49-1024x1024.jpeg)
![](https://rodrigobarbosasantiago.com.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Image-2022-11-24-at-08.57.50-1-1-1024x1024.jpeg)
Por ser um evento que representa um significativo segmento econômico, também estarão presentes stands informativos com palestras e workshops dos parceiros Neltur, Sebrae RJ, Acerva Niterói, Escola de Cerveja da Firjan e Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF.
E a área gastronômica também é um programa à parte e imperdível com pratos de restaurantes conhecidos da cidade como o Armazém São Jorge, Da Carmine, Empório del Gusto, Alhos e Bugalhos, Carro de Boi, Lucca Forneria, Gustô, Ossos, Salve Simpatia, Boteco Confraria, Bar Miúdo, Dead Dog Gastronomia, Les Fauves, Smoke Lab e Mahi Gastronomia.
![](https://rodrigobarbosasantiago.com.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Image-2022-11-24-at-18.40.35-690x1024.jpeg)
Muitos consumidores estão buscando conhecer novos rótulos e que criam confrarias, fazem passeios e organizam eventos particulares com esse tema. E os números refletem isso: em 2021, o Brasil vendeu 14,3 bilhões de litros da bebida e a estimativa é que até o final do ano as vendas cheguem a 15,4 bilhões de litros, um aumento de 8% conforme estudo do Euromonitor Internacional.
O Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (SINCERV) divulgou recentemente que a indústria é um dos principais motores da geração de empregos e que movimenta 2% do PIB, gerando mais de dois milhões de empregos no país. E o público está sendo atraído a um novo universo de sabores, aromas, cores e histórias, onde as cervejarias resgatam diversas receitas produzidas em diferentes partes do mundo.
![](https://rodrigobarbosasantiago.com.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Image-2022-11-24-at-18.31.39-1024x683.jpeg)
Esse mercado cervejeiro está sendo incentivado pela Prefeitura, a cidade tem realizado inclusive o Beer Day, em que leva apreciadores de cerveja em um tour pelas cervejarias artesanais da cidade, como forma de apresentar e incentivar a produção local. Esse tour é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEN) em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo e com a Neltur.
A Rota Cervejeira já está estabelecida em Niterói e é uma alternativa para fomentar o turismo e valorizar o Selo Cervejeiro, que é concedido pelo governo municipal da cidade às cervejarias que respeitam os valores históricos, sociais, culturais e ambientais da cidade, participam de programas de capacitação e qualificação de profissionais cervejeiros, adotam práticas sustentáveis e não agressoras ao meio ambiente e possuem visitação pública à unidade produtora de cerveja, num diálogo direto estabelecido entre produtor e consumidor.
Então aproveitem esse final de semana em Niterói, é um programa imperdível para os apaixonados por cerveja artesanal.