padrao_1
padrao_1

Startup Experience by ESX tem bastante espaço para crescer

Pouco depois do Rio Innovation Week, o Centro de Convenções de Vitória recebeu o Startup Experience by ESX: o maior evento de inovação do Espírito Santo organizado pelo Sebrae/ES e com apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação fez uma versão pocket na última quarta (23/11) da edição que acontecerá no primeiro semestre de 2023 e reuniu 2 mil pessoas para 12 horas de conteúdo em três palcos, atendimentos do Sebrae/ES a empreendedores, exposição de startups e empresas do estado e uma palestra da Camila Farani que encerrou o evento e reuniu muitas pessoas que sentaram até no chão para escutá-la e que disputavam um local mais próximo do palco.

O evento me surpreendeu pela estrutura, pela cenografia atual e pela valorização da experiência do visitante, mas ele tem muito espaço para crescer e pode contar com o apoio de outras instituições como a CDL Vitória e o FINDES que aqui no estado são tão presentes e importantes por exemplo, para dar mais robustez e agregar ainda mais valor à empreitada, juntando forças e realmente inovando nesse perfil de evento e experiência.

Embora a palestra e a animação da Camila sejam espetaculares, ela já é bem conhecida pelo público capixaba que já a assistiu em outras oportunidades e poderia ter sido melhor utilizada já que é parceira do SEBRAE. Mesmo ela sendo sócia do RIW, poderiam ter explorado mais sua presença de palco e sua mediação para trazer grandes nomes do estado e até jogar luz para outros empreendedores de sucesso, mas que não tiveram um palco como esse para compartilhar seus insights. No RIW, ela brilhou entrevistando grandes nomes e com um palco próprio ela pôde utilizar todo o seu carisma e sua proximidade com outros empresários para atuar como uma facilitadora e incentivar o entrevistado a entregar ouro para quem estava assistindo. Faltou então uma curadoria melhor e uma identificação do potencial que o evento tem para quem sabe, tornar o mês de novembro como o mês da inovação em todo território brasileiro, promovendo os sucessos locais e tendo a Camila como uma madrinha desse projeto, estando presente nas principais capitais do país ~ dei um puta insight aqui, ou tô louco?

Recebemos quase três mil inscrições de pessoas interessadas em participar do Startup Experience. Um evento destinado para quem tem interesse na inovação e no desenvolvimento tecnológico, focado em ajudar as startups capixabas e os empreendedores que queiram iniciar uma startup. Sabemos que empreender não é fácil, mas o Sebrae/ES vem para ajudar a reduzir os riscos e os erros durante essa jornada. Por isso que o Startup Experience é um evento invertido. Geralmente as startups são convidadas a resolver as dores das outras empresas, e nosso maior objetivo com esse evento é o de oferecer serviços e recursos que possam ajudar a solucionar as dores das startups. Afinal, todos são empreendedores e, dessa forma, também são nossos clientes”, diz Luiz Toniato, diretor técnico do Sebrae/ES.

Entre os destaques do evento está o lançamento do Edital de Seleção de Habitats de Inovação, fruto de uma parceria entre o Sebrae/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Com aporte financeiro do Governo do Estado, o edital vai selecionar dez habitats capixabas, que vão usar o recurso para capacitar 20 startups, cada uma, alcançando um total de 200 startups atendidas.

Além dessa novidade, o evento também recebeu o lançamento do Hub de Inovação Senac, projeto que será realizado a partir de 2023; e também do pré-lançamento do SEEDES, primeiro programa do Governo do Estado, por meio da Fapes, para aceleração de startups. O Startup Experience ainda contou com a Praça de Oportunidades, com mais de 30 fornecedores que apresentaram diferentes soluções de mercado para as startups capixabas, em áreas como vendas, gestão financeira e marketing.

As palestras principais, tanto a de abertura quanto a de encerramento, foram muito procuradas por quem esteve no Startup Experience. Enquanto a primeira contou com a participação do palestrante de inovação Romeo Busarello, que é mentor de startups e investidor; a última palestra da noite foi realizada pela empreendedora e investidora Camila Farani, ex-jurada do programa Shark Tank Brasil. Já o painel “Panorama das Startups no Brasil e no Mundo” contou com as falas de Marcel Malczewski, CEO da TM3 Capital; e de Marcos Gurgel, diretor de inovação do Ifood.

Além das palestras do palco principal, que concentrou as palestras e os lançamentos principais realizados durante o evento, o Startup Experience ainda contou com mais duas arenas, a “Start” e a “Rocket’, onde foram realizadas oito oficinas técnicas, todas voltadas para o surgimento, o desenvolvimento e o fortalecimento das startups.

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.