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RIW 22: Uma fonte de inspiração para empreendedores

Se no primeiro dia eu vi todos os gostos se combinarem em um mesmo evento, no segundo dia (09/11) eu enxerguei o impacto que grandes empresários-comunicadores podem ter na carreira de empreendedores. Aaron Ross e Boca Rosa foram as grandes estrelas dessa quarta e enquanto o autor de “Receita Previsível” fornecia hacks imperdíveis considerando eficiência e boas práticas do Vale do Silício, Bianca dava exemplos de como uma compreensão sobre seu comportamento em frente aos desafios e adversidades dessa escolha de vida fazem uma enorme diferença na forma de enxergar sua carreira e tomar decisões desafiadoras.

Aaron Ross em uma palestra que misturava sua própria linha do tempo com seus feitos e decisões, deu dicas valiosas para quem o assistia. O que eu mais me identifiquei foi com a parte em que ele deu dicas de como podemos melhorar nossas cold calls/emails: sua sugestão é lermos em voz alta o que escrevemos, tirar palavras editando o texto, mandar o texto para outro aparelho, adicionar personalidade com frases nossas, fotos que dão contexto e que devemos manter as mensagens pequenas, simples de entender e fáceis de agir, ou seja, não mandem vários to-do’s em uma única mensagem. COMPLETAMENTE SENSACIONAIS ESSAS DICAS – crédito Alexandre Brum

Uma outra coisa que parece simples, mas é de uma incrível sagacidade é entendermos a diferença entre when you are a “nice to have” x when a costumer needs you. Que tem bastante a ver com descobrirmos o pulo do gato das nossas carreiras, salientando e deixando claro quais das nossas habilidades sejam facilmente compreensíveis e necessárias para quem estamos atendendo. Compreender o verdadeiro diferencial e onde conseguimos entregar com excelência é um processo enorme de autoconhecimento e de muito estudo do mercado e das oportunidades que existem, respeitando nossos limites e estilos.

Hora do meu jabá, porque isso se conecta ao que eu faço: para quem tem essa dificuldade, saiba que eu estou aqui para te ajudar. Meu propósito é levantar pessoas e pra isso criei dois produtos específicos: a Consultoria Express Almoço de Primeira e a Estratégia de Imagem, esses dois produtos foram criados para auxiliar empresários, empreendedores, especialistas e influenciadores a desenvolverem sua marca pessoal.

Bianca Rosa – crédito Alexandre Brum

Também é interessante enxergar que temos ótimos exemplos a serem seguidos aqui mesmo no Brasil: os keynotes brasileiros tem se destacado e arrastado multidões, mostrando como o digital impacta, influencia e alcança diversos grupos. E a Bianca é uma das maiores expoentes desse mercado, ela que nasceu no digital conseguiu pivotar sua marca pessoal, a projetando para níveis que nem empresários estabelecidos e milionários conseguiram fazer. Ela está dando uma verdadeira aula na geração que aprendeu que era só trabalhar muito que dava certo. Se você não usar de intencionalidade e compreender exatamente quem é, aonde quer chegar e seu potencial você está deixando dinheiro na mesa. E ver o império que ela construiu mostrando tanta vulnerabilidade é lindo.

A participação da Bianca foi a que mais lotou o evento até agora, com a plenária na sua máxima ocupação (1500 lugares) e com fila que terminava do lado de fora do Galpão Kobra. Em um certo momento, essas pessoas se aglomeraram na porta do espaço e estavam pedindo para que liberassem a entrada, gritando e fazendo barulho ~ até atrapalhando a condução pela Camila Farani e pelo Fábio Queiroz ~ até que Bianca se dirigiu exclusivamente ao grupo que estava fora e perguntou se eles estavam ouvindo e com a confirmação deles, essa frase recebeu muitas palmas: “Vocês estão escutando? Então pronto”. Diva acessível sim, que sabe lidar com seu público de forma carinhosa e educada, também. Foi lindo de ver esse momento tão genuíno e espontâneo. – crédito Alexandre Brum

O CEO do Rock in Rio, Luis Justo, participou de um painel sobre o impacto de grandes festas nas cidades, um assunto que já venho estudando há alguns anos e mais recentemente quando assumi como Relações Públicas do Hotel Bossa Nova Ipanema, já que uma das minhas estratégias foi realizar parcerias com grandes eventos da cidade e oferecer tarifas negociadas para quem fosse vir ao Rio para o evento. É um fluxo grande de dinheiro que entra na cidade, já que o participante também vai se hospedar, almoçar, jantar, consumir, visitar pontos turísticos e curtir a cidade. – crédito Alexandre Brum

Quem também apareceu pelo RIW foi o multimedalhista olímpico da canoagem, Isaquias Queiroz, palestra com o tema “O poder da superação”, com mediação da jornalista Sanny Bertoldo.crédito Alexandre Brum

O evento segue lotado, com uma média de 16 mil visitantes/dia, além de todos os expositores, palestrantes, startups selecionadas que aproveitam a segmentação do evento para expandir seus próprios negócios. Os stands institucionais estão se tornando clusters e tem as próprias atividades como lançamentos e eventos só para seus convidados. – crédito Alexandre Brum

E nesse terceiro dia, já comecei assistindo uma palestra da Camila Farani, valiossísima sobre dicas de negociação e ainda temos Steve Blank, Céline Cousteau, Heloisa Schürmann, Danni Suzuki e Alejandro Vázquez que sobem a diferentes palcos para discutir os mais variados assuntos. Amanhã eu faço um apanhado dos principais acontecimentos desse terceiro dia de Rio Innovation Week.

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.