padrao_1
padrao_1

RIW 23: uma celebração do legado carioca

Ficou bem claro que quando se trata de inovação, o carioca dá aula dos camarotes-festa na Sapucaí à transformação digital dos serviços públicos destinados aos cidadãos: nesse primeiro dia de Rio Innovation Week eu aproveitei minha credencial de imprensa para estar na Plenária RIW, localizada no Galpão Kobra, que recebeu o Mural Etnias, batizado como “Todos somos um”, com 15 metros de altura e 170 metros de comprimento pintado pelo artista Eduardo Kobra para celebrar as Olímpiadas 2016 realizadas no Rio.

Passei a tarde e à noite registrando falas e momentos importantes de palestras sobre empreendedorismo, inovação, diversidade e negócios pelo terceiro ano consecutivo no evento e tenho alguns insights para compartilhar com vocês com auxílio das fotos do Alexandre Brum.

Registro do querido Alexandre Brum da minha cobertura!

Essa terceira edição veio mais organizada, mais cenográfica e mais bonita, a equipe do evento criou muitos espaços instagramáveis. Para quem me acompanha aqui sabe que eu venho mostrando a obrigatoriedade de grandes eventos em explorar seus ambientes considerando a estética e a funcionalidade, criando locais que despertam registros em foto e vídeo. O público quer interagir com o evento, fazer o check-in através de imagens e compartilhar sua participação com essa “validação estrutural e original” do evento. E de preferência conectados ao estilo do evento, no caso do RIW muitas instalações criativas, modernas e tecnológicas, materializando conceitos do universo de marca que o evento criou para si.

Uma novidade dessa edição é o Back2Black, uma conferência destinada a celebrar a cultura negra, discutir seus desafios e compartilhar insights de ações que impactam. Ouvir pessoas negras e potentes já é uma rotina pra mim desde que assumi como Relações Públicas do Das Pretas, um Laboratório de Tecnologia em Inovação Social sediado em Vitória, mas que realiza ações que impactam todo o mundo. Inclusive, nessa edição, eu estou compartilhando meu olhar sobre o evento, junto com a Gabriela Duque, Diretora de Inovação e Marketing do Instituto em colaboração com a conta institucional do LAB (acompanhe aqui).

Além de entregarem tudo em conteúdos reflexivos e incômodos, o que é bastante necessário, eu assisti uma palestra sobre “Racismo estrutural ou institucional” com a Katiuscia Ribeiro e a Carla Akotirene que rendeu a fala da Carla “Se a instituição falha, ela está cumprindo sua função“.
Flávia Alessandra deu um show no Farani Stage / Ela Vence da Camila Farani que está recebendo grandes personalidades e empreendedores de sucesso para compartilhar mais das suas trajetórias. Fiquei surpreso com o empenho da Flávia em participar dos processos e dos bastidores dos negócios que ela é sócia, interessante conhecer esse outro lado da artista.
Camila Farani (@camilafarani) • Fotos e vídeos do Instagram

Um dos painéis que eu estava aguardando era sobre Transformação Digital, que recebeu a Annika Järs, Startup Visa and Foreign Relations Development Manager da Estônia, que veio ao evento para discutir a transformação digital que o país originou tendo 99% dos serviços disponíveis aos cidadãos sendo resolvidos de forma online. A transformação digital no país foi responsável por um crescimento de 2% no PIB e encorajou novas iniciativas de negócios e empreendedorismo no país. Ela salientou que isso também contribuiu com o sentimento de transparência do governo, contribuindo positivamente com a imagem da gestão.

Rodolfo Schneider, Diretor geral de Jornalismo da Band foi o mediador desse painel que também contou com Mauro Farias, Secretário de Transformação Digital do RJ.

Mauro Farias salientou a importância do evento em ser um espaço para prestação de contas do Governo com a população carioca e celebrou o salto que o estado do Rio deu do 16º lugar em 2021 para o 3º lugar em 2023 no índice de Transformação Digital. Ele também comentou dos esforços de conectividade dos governos federais, estaduais e municipais onde o cidadão com um login único através do gov.br é capaz de acessar os serviços digitais do MEU RJ, um ambiente customizado na área logada que compila todos os relacionamentos e conexões que o cidadão tem com as entidades do governo.

O Digitaliza, um dos projetos desse governo, pretende terminar com todos os serviços de balcão do Rio até setembro de 2024, hoje a plataforma já possui mais de 2.300 serviços disponibilizados e atinge localmente, por exemplo, a Secretaria de Agricultura que atende o produtor rural no balcão, que poderá eliminar a burocracia e também grandes custos, economizando para o estado milhares de milhões de reais que poderão ser direcionados para necessidades mais urgentes.

Durante a noite, o Farani Stage recebeu um momento que particularmente eu estava esperando muito que era o painel “Rio de Janeiro e o protagonismo de cultura e inovação” com a RP Carol Sampaio e o Secretário de Estado de Turismo do RJ Gustavo Tutuca que comentaram sobre a vocação do Rio para grandes eventos e o impacto deles na economia do estado, além é claro do reconhecimento mundial do Rio como esse destino de grandes movimentos e atrações. Para vocês terem uma ideia, alguns números de eventos no Rio:

  • Réveillon de Copacabana: 2 milhões de pessoas
  • Sapucaí no Carnaval: 150 mil pessoas por dia
  • Partidas de futebol no Maracanã: 50 mil por jogo (duas a três vezes por semana)
  • Rio Innovation Week 2022: 120 mil pessoas (expectativa de crescimento de 30% nessa edição de 2023).

O famoso Baile da Favorita nasceu da ida da Carol a um baile funk com os amigos do jiu-jitsu e lá ela via como aquela comunidade se divertia, dançava, fazia passinho e há treze anos atrás, com o MC Marcinho apadrinhando o baile com a música que deu nome ao evento, Carol fez a primeira edição na Quadra da Mangueira, levando pessoas que nunca frequentavam esses ambientes para uma nova experiência de entretenimento. Lá inclusive foi o primeiro show da Ludmilla, antes MC Beyoncé, e da própria Anitta.

Trabalhando desde os 17 anos com evento, Carol é apaixonada pelo Rio, pelo funk, pelo samba e pelas nossas praias e investe em projetos na cidade que valorizam a nossa cultura, introduzindo pessoas diferentes no melhor que a cidade tem a oferecer. Carol ainda deu uma dica ótima de networking, estimulando a criação de relacionamentos com verdade, sendo estratégicos, buscando sempre entregar o melhor nas nossas articulações.
Tutuca comentou sobre a participação do Turismo no PIB carioca, 6%, e comentou sobre a meta que a secretaria tem de em dez anos dobrar esse percentual apostando no turismo de entretenimento, para ele uma vocação do estado, com eventos como o Carnaval na Sapucaí, os desfiles dos blocos de rua, o Réveillon de Copacabana e o Rock in Rio que nasceu nos anos 80 e fez um comeback nos últimos anos, trazendo mais de 100 mil pessoas por dia e que comemorará 40 anos em 2025.

O próprio impacto da Economia do Carnaval é ainda subnotificado, por conta de tantos trabalhadores informais, mas estima-se que mais de 100 mil empregos diretos e indiretos durante todo o ano sejam disponibilizados em barracões e nas escolas de samba que fazem ensaios e shows recorrentemente em suas quadras. E ainda, com os camarotes particulares que tem shows paralelos, alimentação, ativações de marca e muitas experiências, Carol inovou no seu projeto, Nosso Camarote, trazendo para a Sapucaí um público que normalmente não frequentaria essa grande festa.

E a noite do primeiro dia de RIW 23 terminou no Farani Stage com um bate-papo sobre o Futuro das Vendas com Alfredo Soares, autoridade em vendas, autor e sócio da VTEX, conhecido pelo seu trabalho à frente da G4 Educação, que ele co-fundou e sua expertise em construção de relacionamentos e estratégias de vendas para empresas de todos os tamanhos.

Finalizo o primeiro dia entendendo que o Rio Innovation “só” deu certo porque é feito por cariocas apaixonados por eventos e que o legado que ele está construindo faz parte da cultura do nosso estado e da nossa vocação pelo entretenimento!

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.