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RIW 23: um dia de mulheres potentes

O segundo dia da terceira edição do Rio Innovation Week foi delas: não teve para ninguém que não fosse Anitta, Maju Coutinho, Camila Farani, Monique Evelle e Cris Arcangeli. Todas passaram pela Plenária RIW e entregaram ouro, com as fotos do Alexandre Brum vou passar aqui os principais insights que tive em cada uma delas.

Anitta trouxe muitas reflexões robustas sobre o seu eu empreendedor e suas estratégias para alcançar uma carreira de sucesso e vou listar aqui algumas:

  • “Quanto mais a gente exercita a intuição, mais conseguimos resultados e respostas”.
  • “Quando escutamos os outros ao invés de si mesmos e ficamos nos comparando estamos fazendo um desserviço à nossa marca e não estamos sendo fiéis à nossa essência e ao que acreditamos”.
  • “Minha maior dificuldade é convencer a própria equipe a não executar comparações e eu faço um exercício de sentar com todos para se manter no foco e no target definido anteriormente, o que estamos fazendo não tem comparação”.
  • “Você precisa ser no longo prazo, ao invés do agora”.
  • “A melhor forma de se destacar é ser você e ser fiel ao seu caminho único”
  • “Você continua reproduzindo mais do mesmo se fica olhando as mesmas coisas. A Internet está nos separando em nichos e é necessário você abrir a cabeça e olhar pra diferentes nichos. Cuidado ao achar que o que você vê é o que tá dando certo, pode ser apenas o que você vê, o que está na sua bolha”.
  • “Quando a gente não sabe o que a gente quer, não temos estado mental que possamos lidar com a nossa empresa e com o crescimento da nossa carreira”.
  • “A força que você coloca precisa ter um alvo e um objetivo claro e isso reverbera em todos os lados. É necessário dar o direcionamento certo para não perder tempo”.
Maju soube conduzir belamente as perguntas, costurando momentos decisivos da carreira da Anitta e extraindo dela todos esses insights que eu coloquei acima. Todas as decisões de negócios desafiadoras que a Anitta tomou ao longo da carreira foram abordados pela jornalista e apresentadora.
“Anitta, como você se mantém apaixonada pelo que faz? Mudando! Não tenho medo de perder o que já tenho, não tenho medo do que vão falar caso fracassasse pelo que tentei. Eu olho o que já fiz e isso não apaga o que já foi feito. É a coragem de mudar, de fazer outra coisa, de inovar que nos faz ser incríveis, você já está na vantagem quando aceitar tomar riscos. E quem for falar normalmente é quem não teve coragem de arriscar e por acaso, damos atenção a quem não deveríamos. Não façam isso”.
Monique trouxe soluções práticas para creators de todas as áreas, trazendo uma jornada de reflexões citando até a Beyoncé que até hoje ensaia porque só assim se entrega a excelência. Ela ainda trouxe diferentes formas de remuneração para creators que são personalidades, autoridades e que trabalham com propriedade intelectual (foi uma verdadeira aula de negócios para que os influenciadores/criadores de conteúdo se entendam como empresas e negócios estruturados).
Camila Farani entrevistou Aaron Ross, autor do livro best-seller ‘Receita Previsível” ao vivo via videochamada em um painel chamado “O Playbook para (re)programar o crescimento do seu negócio”.
Cris Arcangeli trouxe seu método M.O.D.A. para o RIW que pretende auxiliar empreendedores em diferentes estágios de negócio a chamar mais atenção e a se tornar sexy para seu público. Ela inclusive trouxe a ideia da inovação cruzada e trouxe a reflexão “o que te torna único no que eu faço?” E ela sugeriu: “começa a observar as pessoas e seus comportamentos para trazer novas soluções, porque ‘empreendedor é bicho caçador de dor’, inove em mercados complementares“.

Elas dominaram os palcos, dominaram as conversas e dominaram os papos sobre os insights a cada intervalo e me deram muito a pensar… nos vemos amanhã!

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.