Mais de 30 instituições no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte participam da ação coletiva “EU QUERO UM PRESIDENTE“: são galerias, espaços autônomos e instituições culturais que se movimentaram durante o período das eleições presidenciais. A iniciativa é da curadora Nessia Pope que mimetizando o trabalho da artista e ativista Zoe Leonard (in.1961, EUA) que escreveu “I want a president” inspirada pelo anúncio simbólico da candidatura independente da artista Eileen Myles em 1992 (Bush x Clinton). Em seu texto, Leonard expressa o desejo de ver um grupo mais diversificado de candidatos eleitos, com lutas e experiências que a maioria dos representantes não possuía ou nunca teve que enfrentar. O impacto desse texto em 1992 foi enorme. O documento, fotocopiado, distribuído e compartilhado, reinterpretado, bem antes do advento da Internet.
Com curadoria de Cecilia Alemani, o texto foi instalado em sua versão original no Highline de Nova York, num mural de 6×9 metros. Atraiu multidões, permanecendo atemporal quase 25 anos depois de escrito.



Com a permissão e “bênção” da artista e da galeria Hauser & Wirth, o texto foi adaptado para a realidade brasileira de hoje pela curadora Nessia Pope e pela sua equipe e as instituições participantes como a OM.art estão reproduzindo os poemas originais e adaptados em seus espaços.
