Na tarde do dia 24 de abril recebi um convite incrível da inspiradora Priscila Gama, CEO da Das Pretas, um Lab de Inovação em Tecnologia Social, para facilitar em conjunto com o Márcio Merçoni, psicólogo executivo e host d’A Mente Por Trás, nosso podcast onde inclusive entrevistamos a Priscila (ASSISTE AQUI / ESCUTA AQUI), um tema interessante chamado “Negócio Emocionado x Negócio Emocionante” no Ciclo 2 na Jornada de Impacto Social EnergiZZe, que tem realização do SEBRAE ES e parceria institucional da Das Pretas. Nossa facilitação aconteceu na última segunda (08.05) e foi uma noite muito especial inspirando outros empreendedores que estão em diferentes estágios nos seus negócios.

Eu aproveitei a oportunidade para estrear minha nova palestra “Quatro convites e quatro compromissos“, onde levo a audiência em uma jornada em que apresento minha carreira, meus desafios e as formas que utilizei para comunicar e me posicionar nos mercados em que atuo e atuei nesses doze anos empreendendo. Conectei os momentos principais com quatro problemáticas em que o marketing nos faz fazer, mas ao mesmo tempo mostrando soluções de como conduzir uma estratégia de posicionamento e de comunicação mais positiva:
- Conectar pessoas pelo amor, não pela dor.
- Conectar pessoas pela verdade, não pelo desejo.
- Conectar pessoas pela abundância, não pela escassez.
- Conectar pessoas pelo inspiracional, não pelo aspiracional.

Essa noite foi muito interessante porque deu pra perceber que as pessoas estão muito perdidas quando falamos em marca pessoal, é complexo mesmo e tem vários caminhos a seguir. As dúvidas são bem diferentes, mas tá claro que o mais difícil é entender como extrair de si mesmo seus diferenciais, como conectar essência e propósito e como aplicar isso tudo na comunicação. Não foi por acaso que eu criei o meu produto Estratégia de Imagem, eu percebi há alguns anos que se traduzir é difícil demais, não é uma habilidade que todos tem. Saber fazer as perguntas certas é o mais complexo e só daí que conseguimos as respostas verdadeiras que ajudam a construir nossa imagem pessoal. E daí alinhar tudo que foi extraído com os objetivos de carreira é outro processo e fazer tudo se conectar online e offline, ufa… é um rolê e é pra isso que estou aqui.
Foi uma troca muito rica em que também apresentei outros negócios que se alinhavam com esses conceitos de conexão pelo amor, pela verdade, pela abundância e pelo inspiracional. Modéstia à parte ficou sensacional e não vejo a hora de mais pessoas assistirem essa palestra, que inclusive posso levar para onde você quiser. E o Márcio explicou sobre neuromarketing, sobre os processos de decisão de compra, sobre os gatilhos mentais mais utilizados pelas marcas, apresentando o que seria um negócio emocionado, enquanto eu apresentei a minha visão de um negócio emocionante.

Quero agradecer ao Das Pretas pela acolhida, à essa turma do Ciclo 2 pelo engajamento e à Priscila Gama pelo convite, quero aproveitar e reiterar que estou aqui à disposição, é sempre um prazer criarmos juntos!