padrao_1
padrao_1

Glocal Audioguide participa do Rio Innovation Week

Foi na arena do Turistech Zone na primeira edição da Rio Innovation Week em janeiro que eu conheci a Amanda e o Tomás da Glocal Audioguide, lá batemos um papo super informal, rolou um match de visão e com muitas conversas desenvolvemos uma collab entre eles e o Bossa Nova Ipanema e eu fui o responsável por criar esse Tour, onde assinei a curadoria de restaurantes, bares, cafeterias, lojas, salões de beleza e galerias de arte. Foram ao todo 33 hotspots que ajudam o hóspede do BNI a desbravar Ipanema, utilizando toda a minha experiência e o conhecimento que tenho da região. Cada um desses locais tem fotos, um áudio dando dicas e contando o porquê da minha escolha e geolocalização.

Para conhecer o Tour e saber como funciona essa tecnologia, acesse esse link: ACESSE O TOUR e utilize o código BOSSANOVA para acessar gratuitamente.

Durante esse ano, viemos estreitando essa relação e continuamos a compartilhar ações e divulgações, com o intuito de criar um awareness dessa iniciativa, apresentando para outros criadores de conteúdo e até especialistas que podem utilizar a plataforma para promover seus próprios conteúdos, monetizando esse conhecimento. Dessa forma, eles acabam contribuindo com a viagem e com a visita de turistas e consumidores que podem ter acesso a informações relevantes e mais profundas, além de auxiliar o turista que viaja solo ou sem o auxílio de um Guia de Turismo (este, pode até criar seus próprios tours dentro da plataforma e comercializar esse produto de forma a se tornar mais conhecido, tendo capilaridade e monetizando um outro tipo de entrega).

Destinos e Pontos Turísticos também podem utilizar essa tecnologia para oferecer acessibilidade e informações relevantes para o visitante, contando a história do local, gerando conectividade e estimulando a aprendizagem de quem está em contato com aquele ambiente e deseja se aprofundar. Recentemente, a Glocal fez uma parceria com a Prefeitura de Gramado, o município disponibilizou 12 placas interativas em pontos turísticos da cidade. Elas contam com QR Codes que direcionam para uma página com as fotos e histórias de cada atrativo. Para garantir o acesso a todos, a startup ofereceu a opção de conteúdo em áudio (assista abaixo o vídeo), reforçando seu foco em acessibilidade.

Prefeitura de Gramado no Instagram: “Gramado mais uma vez se destaca aliando turismo e tecnologia para proporcionar mais facilidade e interatividade aos visitantes.”

E agora, na segunda edição do RIW, que vai acontecer do dia 08 ao dia 11 de novembro, a Glocal Audioguide retorna ao evento, mais uma vez aprovada, para compartilhar das iniciativas que já foram feitas durante esse ano, especialmente o lançamento de uma solução de audioguia para atrações turísticas, museus e galerias, um formato inovador que garante acessibilidade.

Tomás Arêas, Amanda Prado, Mateus Gerônimo e Matheus Perez – a equipe da Glocal Audioguide

Para quem quer conhecer mais sobre a Glocal Audioguide:

“Somos uma startup de São Paulo, formada por pessoas que amam viajar, conhecer lugares e suas histórias. Em 2019, participamos do Programa de Aceleração do Founder Institute – maior aceleradora de startups do mundo! Fomos também uma das startups brasileiras selecionadas para participar do Startup Jam – programa global do Google Business Group.

​Em 2021, a Glocal foi eleita uma das 10 startups mais inovadoras do turismo brasileiro pelo Desafio Turistech Brasil. Foi também uma das 5 startups brasileiras vencedoras do Smart Challenge Caminho dos Jesuítas – principal rota turística da América do Sul. A iniciativa foi promovida pelo Ministério do Turismo brasileiro, pelas autoridades de turismo de outros quatro países que integram o caminho – Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai – e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT).

​Acreditamos no poder das histórias e em como elas podem transformar a experiência dos viajantes e locais que habitam esses lugares. Nossa missão é tornar essa experiência acessível através da tecnologia. Porque o mundo está cheio de histórias incríveis, e a Glocal está pronta para contá-las!

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.

Um comentário

  1. Olá, Rodrigo! Obrigada pela matéria. Você já faz parte da nossa história! Foi um prazer conhecê-lo no RIW e trabalhar com você na construção do tour do Bossa Nova Ipanema. A curadoria que vc fez da região ficou incrível! Temos muito orgulho de nossos parceiros, e essa colab só reforça isso. Foi uma iniciativa muito positiva!

    Além de tudo, é o primeiro tour, nesse formato, oferecido por um hotel a seus hóspedes. Uma experiência inovadora e exclusiva que torna a estadia ainda melhor!

    Esperamos continuar colaborando nessa e em muitas outras iniciativas. Vamos juntos!

Deixar uma resposta