padrao_1
padrao_1

De Frente com Rô: Paulo Henrique Escrivano

Como digerimos toda essa informação disponível? Na conversa com o Master em Consumer Insights Paulo Henrique Escrivano falamos sobre a importância de saber de que fonte você está bebendo e de onde você tira suas análises e conclusões. Com um mundo de “especialistas” online é necessário entender o background e a experiência desses profissionais para validar o que está sendo apontado como tendência de comportamento e movimento de mercado. Tá na hora de contextualizar melhor isso tudo.

Mas antes de partir para reflexões, exemplos, insights e explicações sobre tendências e movimentos, preciso apresentar nosso entrevistado e contar como foi a sua experiência profissional:

Paulo sempre teve um olhar global, desde 2011 quando fez seu primeiro intercâmbio para Dinamarca, foi construindo experiências e tecendo uma grande teia que absorvia culturas locais e expressões de identidade. Isso foi imprescindível para apurar seu olhar e desenvolver o gosto para o estudo de tendências de comportamento e consumo.

O comércio exterior foi o caminho inicial que o levou a estudar na Universidade da Câmara de Comércio da Tailândia, onde passou oito meses e teve um grande contato com o universo da moda, chegando até a modelar para a TOPMEN, braço masculino da internacional TOPSHOP. E sua fluência em dinamarquês, aprendido durante o intercâmbio, inglês e suas noções de espanhol o fizeram aplicar para trabalhar na STARBOARD responsável por tudo de retail e varejo de luxo em cruzeiros do grupo LVMH. Reconhecida por ser uma grande escola para quem trabalha a bordo, Paulo soube aproveitar todos os treinamentos oferecidos pela companhia para compreender os hábitos de consumo de italianos, franceses e portugueses, especialmente. Durante dois anos, seu repertório do mercado de luxo, de joias, de tendências e comportamentos cresceu exponencialmente, absorvendo in loco e lidando diretamente com consumidores em férias ávidos por consumir o que existe de mais exclusivo e especial.

Ao retornar ao Brasil, Paulo ainda passou por uma agência de intercâmbio antes de se tornar Curador de Conteúdo & Organizador de Eventos da AMCHAM, a Câmara Americana de Comércio, reconhecida por conectar negócios e oportunidades em todo o mundo. Na sua atuação ele foi responsável por criar eventos, imersões e treinamentos tailormade para empresas e pela gestão de conteúdo para promoção e divulgação da Câmara. E foi em uma mentoria com o querido Jorge Grimberg, que também foi meu mentor, que Jorge, perspicaz como sempre, percebeu que as experiências e as características do Paulo se encaixavam com o mundo da pesquisa de tendências. Fazendo a ponte com a Andréa Bisker, responsável por implementar as operações da WGSN no Brasil, um dos maiores bureaus de pesquisa de tendências do mundo, quando a executiva criou a Spark:off e precisava de um gestor de novos negócios que entendesse de tendências, que tivesse trabalhado no mercado corporativo e que tivesse experiência em vendas, toda a trajetória construída pelo Paulo se encaixava no perfil de executivo que ela buscava.

Hoje como Head de Novos Negócios da Spark:off e finalizando seu Master em Consumer Insights, Paulo me conta mais da agência e do seu trabalho: “a Sparkoff é uma agência boutique com foco no futuro, onde as tendências são compreendidas, pesquisadas e analisadas e vendidas para empresas. Desde trend talks com um cunho mais inspiracional até trend reports em que mapeamos uma tendência específica para ser aplicada“, conta Paulo.

Pedi então para o Paulo me explicar sobre o mercado e sua atuação como um pesquisador de tendências:

Hoje quando falamos sobre um novo comportamento emergindo, a moda é uma das primeiras áreas onde ele se manifesta, já que a moda é como a gente se expressa. Mas, ao mesmo tempo, também não é só isso, trabalhamos com alimentação, tecnologia, turismo, eventos, interiores, explorando as tendências de comportamento de 20 indústrias.

Ao entender o comportamento de consumo, você blinda e imuniza o seu negócio para o futuro, ou como a Spark:off gosta de dizer, você deixa o seu negócio à prova de balas. Fazemos isso rastreando sinais de uma visão global, antecipando necessidades dos consumidores e entendendo os modelos mentais que estão em constante mutação. Os negócios de sucesso precisam de inovação para que eles movam para frente e continuem relevantes. Como rastrear tendências de longo prazo e pensar em grandes temas, e em como esses temas podem afetar o negócio das pessoas, esse é o compromisso.

Aí você pergunta como são antecipados esses sinais? Olhamos para algumas grandes esferas da sociedade: o econômico, o ambiental, o político, o tecnológico e o social, partimos das grandes esferas para entender o que está rolando e vamos digerindo para áreas de interesses da empresa em questão. No mercado atual, o conhecimento é um dos commodities mais valiosos das empresas.

É sobre desenhar caminhos de futuro, entender o que é uma macrotendência e o que é uma microtendência, mas entender como isso pode ser aplicado no seu negócio é a dificuldade de todos os empresários e nosso trabalho é facilitar esse conhecimento“.

Sua cabeça explodiu aí com essa conversa? A minha também! Por isso, vamos continuar esse papo em uma outra matéria na próxima semana quando iremos falar sobre as tendências do momento e suas aplicações. Gostou? Nos acompanhe aqui para continuarmos a desbravar esse universo do futurismo.

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.