padrao_1
padrao_1

Capixabas fazem viagem de imersão para Inhotim – MG

Como parte do projeto Ciclo de Cursos de 2023, a Matias Brotas Arte Contemporânea realiza o Curso de imersão no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, que abriga o mais importante acervo de arte contemporânea do Brasil, com mediação do crítico e curador internacional Agnaldo Farias. A viagem acontece entre os dias 23 e 25 de junho, com carga horária de 12 horas.

Inhotim possui cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes. A partir da experiência direta com as obras do acervo, durante o curso serão abordadas a diversidade da produção artística contemporânea, as tensões entre obras, espaços expositivos e instituições, as relações entre arte, cidade, paisagem e arquitetura e as obras que não se encaixam nas definições tradicionais.

Na visão do curador e crítico Agnaldo Farias, experiências como essa vão além do contato com diferentes suportes artísticos e seus artistas, mas apura o olhar sobre a arte, amplia conhecimento. “São experiências essenciais. O contato direto com a obra e em espaços completamente diferenciados como Inhotim, que é cercado por uma bela flora, por seu Jardim Botânico, com obras que você não encontra em nenhum outro lugar no Brasil. E assim você tem o contato com o que há de mais original e inovador dentro da produção artística contemporânea. É portanto um programa imperdível“, pontua.

A viagem de imersão tem vagas limitadas e os interessados ainda podem participar. Basta entrar em contato com o telefone da galeria (27) 33276966 / 998372920. O grupo de capixabas inscritos sairá de Vitória no dia 23 de junho (sexta-feira) com destino a Belo Horizonte. Nos dias 24 e 25 (sábado e domingo), passarão o dia em Inhotim, retornando no domingo à noite.

O curador

Agnaldo Farias é curador, crítico de arte e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU/USP. Foi Curador Geral do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, do Instituto Tomie Ohtake e da 29ª Bienal de São Paulo. Foi Curador de Exposições Temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Curador Adjunto da 23ª e da 25ª Bienais de São Paulo, Curador Internacional da 11ª Bienal de Cuenca e do Pavilhão Brasileiro da 54ª Bienal de Veneza. É professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo – FAU/USP.

‘Viagem de imersão Matias Brotas para Inhotim – MG’

Data: 23 a 25 de junho

Inscrições pelos telefones (27) 33276966 / 998372920.

Instagram: @matiasbrotasarte

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.

Deixar uma resposta