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As Três Bases juntou 1500 pessoas em Vitória no último sábado

Foi lindo de ver um evento focado em alta performance como As Três Bases acontecer em Vitória, estou tão acostumado a ter essas experiências no eixo Rio-SP, então foi muito gratificante ver o estado se abrindo para esse tipo de evento. Eu que voltei a morar aqui no final de 2020, depois de quinze anos no Rio e em Niterói, sempre enxerguei um potencial incrível na região. Tem tanta coisa pra trazermos para cá, tanto espaço para crescermos e aparecermos e, principalmente, tantas iniciativas e histórias que precisam ser compartilhadas e que merecem um palco à altura. O evento nasceu para suprir essa necessidade dos capixabas e de quem mora na região de receber no quintal de casa um projeto de alto nível e que seja compatível com o que o estado tem para oferecer.

Com o conceito de que a “chave do sucesso” para os empreendedores de alta performance estão nas três bases (saúde, família e trabalho – NÃO INVERTA A ORDEM!), o dia começou cedo com o credenciamento iniciando às 08 da manhã e o line-up, me recurso a chamar de programação um palco tão estrelado, estava impecável com tantos profissionais excelentes nas suas respectivas áreas. Foi um belo de um overview sobre áreas como personal branding, estratégias de marca, planejamento financeiro, power skills, diversidade, felicidade e com a quantidade certa de inspiração e motivação.

Com organização da Liga de Marketing do Marcelo Braga, também sócio do evento, juntamente com Marcus Buaiz, Rogério Salume e Joel Jota, a força do evento foi mostrada com a presença de 1500 pessoas que lotaram o Centro de Convenções de Vitória mesmo em um dia de sol.

Vou fazer então um compilado sobre o evento, seus highlights e os principais insights de cada palestra. As fotos oficiais são do Cacá Lima.

Com a apresentadora Carol Monteiro da TV Gazeta como Mestre de Cerimônias do evento, a energia foi mantida do início ao fim e ela soube costurar muito bem as palestras, manter todos no tempo previsto e utilizar seu carisma, sua inteligência e seu bom humor para conduzir esse evento.
Rogério Salume abriu o evento agradecendo a equipe que em 60 dias colocou de pé o maior evento de alta performance do Espírito Santo e prometeu que naquele dia começava a mudança na vida das pessoas. Explicou também que não era uma palestra motivacional, mas uma metodologia criada para que nossos planos sejam impactados pelas palestras daquele dia. E aproveitou para explicar sobre os materiais que foram entregues no credenciamento e como eles sugeriam que fossem utilizados.
Joel Jota entrou rapidamente a convite do Rogério e comentou sobre a mandala que usaríamos para compilar todos os ensinamentos e insights e nos incentivou a transformar nossos motivos em ações reais – “Poucos se comprometem com uma trilha de conhecimento e uma expectativa de aprendizagem“.
Depois dessa abertura, Gustavo Borges iniciou a extensa programação com sua palestra “Atitude de Campeão” e fez todo mundo levantar (para acordar) e deixou vários questionamentos como “Qual é a sua Olímpiada?“, “Qual é seu grande objetivo para 2023?” e nos estimulou a “nadar até o final” e a utilizar o Ciclo Olímpico de quatro anos como uma medida de tempo.
Além de nos deixar com um compromisso: “Subir o sarrafo com consistência no longo prazo“.
Em seguida, Dafna Blaschkauer, Executiva Global de marcas como Nike, Apple e Microsoft, subiu ao palco e entregou uma chuva de conhecimento com sua palestra “Liderando com Power Skills”, deixando aprendizados importantes como o estímulo à aprendizagem ativa – Segundo o conceito da Curva de Esquecimento, “em seis dias, teremos absorvido apenas 25% do conhecimento do evento, caso não seja continuado – engajando, escrevendo, ensinando e executando“. E ainda, nos estimulando a desenvolver nossa garra, afinal ela é a única característica capaz de gerar longevidade aos nossos projetos: “Disciplina é a mãe das power skills“.
“O fracasso não é permanente”
Arthur Bender, o criador do Personal Branding no Brasil, escritor, palestrante e mentor era um dos nomes que eu mais queria assistir no evento. Arthur trouxe uma enxurrada de conteúdo que deixou meus amigos embasbacados e deixou cabeças cheias (e algumas ainda mais confusas, porque perceberam que não é tão fácil assim, é realmente necessária a ajuda de um especialista, como eu, para desenvolver sua marca pessoal).

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O que represento?“, “Marcas existem para criar desigualdades para coisas aparentemente iguais“, “Toda vez que a gente se iguala ao setor, a gente perde o valor. Estamos destruindo a singularidade“.
Uma palavra é capaz de alavancar ou de destruir sua reputação” “Vamos fazendo depósitos dessas palavras durante a nossa vida, podemos passar a vida vivendo dessa palavra. Ou se defendendo dessa palavra“. “Reputação é o nosso maior patrimônio e o resultado dos rastros que deixamos por aí“.
Para Bender, uma marca autêntica é resultado da imagem, das atitudes e da obra (o que deixamos para trás, o que contribuímos para a sociedade) : “o ser humano só se enxerga na obra“.

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Antes do intervalo de almoço, Flavia da Veiga e Annelise Passos fizeram um bate-papo permeando suas experiências com os temas felicidade e diversidade, respectivamente. A palestra “Felicidade e diversidade fazem a diferença” trouxe reflexões importantes que muitos empreendedores não acham necessárias à princípio, mas que empreendedores de alta performance valorizam muito: “Quantas oportunidades sua empresa está perdendo por não se comunicar com a diversidade?”
Além de debates valiosos sobre suas experiências pessoais e profissionais, o que mais ficou latente foi “Eu não sou o que me acontece. Mas posso controlar como reajo a cada circunstância“. Qualquer pessoa que tenha investido durante ou após a pandemia na sua saúde mental e teve (ou tem) acompanhamento terapêutico já aprendeu que essa é uma das maiores razões de ansiedade e de depressão. E que só conseguimos performar bem quando temos controle sobre nossas emoções.
Juliana Góes subiu ao palco após o almoço e nos incentivou a olhar para dentro, a honrar nossa história e a resgatar momentos, vontades e experiências antigas. Foi emocionante e seu incentivo a ressignificar nossas dores, a sermos mais gentis com nós mesmos e a criarmos um manifesto de realização para quando chegarmos no topo foi um bálsamo para a nossa alma.
Você só transborda o que você tem“, “Todo perrengue ensina“, “O porquê sustenta“. “Respeitem suas fases e inquietações, só vocês sabem como recalcular a rota“.
Se tem um nome que estava na boca de todos no final era o da Maíra Cardi, como acabamos a conhecendo através das inúmeras polêmicas que envolvem seu nome, muitos não esperavam o tanto que sairiam transformados após sua palestra. Ela surpreendeu a todos e fez isso desde o começo: “Não sou burra e nem sou puta” foi icônico!
Através de manchetes e publicações ela foi compartilhando sua história, tendo controle da sua própria narrativa e mostrando como ela soube aproveitar desses momentos de exposição, na sua grande maioria desagradáveis e mentirosos, para promover seu trabalho como Coach de Emagrecimento e influenciadora. Ela apresentou resultados dos famosos com quem ela trabalhou e o marketing orgânico e positivo gerado por eles em agradecimento ao seu programa: “Se for honesto vai ter o marketing“.
Tente mais vezes até que acerte“, “O que o medo está te impedindo de alcançar?”
Ela terminou sua palestra com uma oração poderosa que me arrepiou e com certeza foi um dos pontos altos do evento, porque ali não tinha conexão com nenhuma religião, mas apenas com a fé.
Marcus Buaiz entrou no palco compartilhando sua história de vida, sua renúncia à vida que já estava planejada para ele e que ele não acreditava e comentou sobre o peso de ser filho e de não construir sua própria história, uma situação que acontece com muitos herdeiros.
Ele foi contando sua trajetória profissional e deixando algumas pérolas de conhecimento como a importância de amar o processo e “Eu vejo no vazio uma grande oportunidade de fazer o que quiser“.
E deixou uma das suas principais provocações: “Para ter dinheiro, fama e poder aprenda a gostar de novos problemas“.
Breno Perrucho trouxe um incentivo a investir, a importância do planejamento financeiro para o empreendedor, inclusive com o investimento na sua educação contínua através de livros, cursos, eventos, treinamentos e mentorias e também a compra de acesso às pessoas que podem encurtar o caminho.
Dinheiro é a consequência de quanto valor você entrega para o mundo“.
Caminhando para o final do evento, Rogério Salume subiu ao palco novamente, agora com a sua palestra “O simples bem feito – Criando torcedores”, onde deixou claro como muitos empreendedores se perdem querendo entregar o que não estamos preparados e que devemos primeiro fazer o feijão com arroz bem feito para depois oferecer um banquete. Nesse mundo digital, onde babamos sobre as experiências oferecidas por grandes marcas, acabamos perdendo a noção da importância de entregar bem o que nos comprometemos primeiro.
Fazendo uma dinâmica com a plateia, Salume comprovou que os torcedores de grandes times não trocam de camisa por nada e que quando o time está mal, são os primeiros a ajudar a financiar e a contribuir com a sua longevidade, porque querem ver o time bem. É essa paixão inabalável e essa confiança no propósito e no que o time representa, onde devemos nos inspirar para transformar nossos clientes em torcedores.
Joel Jota foi o último a subir no palco e como nosso treinador nos confrontou com duras realidades, sem passar pano, e nos forçando a tomar atitudes reais para gerar mudanças expressivas: “A dor é inevitável. O sofrimento, é opcional“.
Joel nos incentivou a valorizar nossos resultados, explicando que o dinheiro mora no problema, que o óbvio é óbvio para o olhar treinado e que informação é dinheiro. Podemos desistir do método, não da meta. E que “você pode até não gostar de alguém, mas nada pode apagar o resultado“.
Tenho certeza que depois de passar 12 horas com um time desses, logo no início do ano, transformou o 2023 de todos os participantes. Suas histórias de vida, seus ensinamentos e seus insights já estão sendo incorporados por esse que vos escreve e estou energizado para performar muito bem nos próximos meses! Que venha a próxima edição!

Vida longa ao As Três Bases!

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.