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50 mil pessoas e 90% das obras vendidas na 12ª edição da ArtRio

E essa edição surpreendeu e muito: um público extremamente diverso de visitantes, obras, peças e instalações que se conectam com a realidade de diferentes culturas do país e uma animação de galeristas, expositores e palestrantes com a curiosidade e o engajamento do público. Encerrada no domingo passado (18), a 12ª edição da ArtRio foi um sucesso de público com 50 mil pessoas visitando nos cinco dias e de negócios com 90% das obras vendidas, entre elas uma obra doada para o Museu Nacional de Belas Artes.

12ª edição da ArtRio – créditos Fábio Reina

Foi uma feira para celebrar bons negócios, a força do mercado de arte no Brasil, e uma nova geração de artistas que vem se destacando no cenário nacional e já iniciando carreira internacional também. Tivemos um sentimento de celebração.“, fala Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Um ponto alto da feira foi a agenda do Conversas ArtRio. Entre os temas abordados estão “Arte e educação como ferramentas de transformação social”, “Arte + Moda”, “O valor da obra de arte”, e “Como a arte pode unir as mulheres”, entre outras agendas. Eu amei esse espaço, consegui curtir no domingo um bate-papo sobre José e Hélio Oiticica que vai ficar pra história, quantos insights e inquietações os participantes dessa mesa deixaram na minha cabeça. “Exu nos museus e na avenida” também foi sensacional e mostra como os diálogos estão se abrindo para diferentes expressões culturais, valorizando a atuação de comunidades, nichos e grupos anteriormente marginalizados como criadores de movimentos e de expressões artísticas de imenso valor.

Fico muito orgulhosa de participar ativamente com a ArtRio para que tenhamos cada vez mais uma realidade mais diversa e inclusiva não apenas no segmento da arte, mas em todo o Brasil“, completa Brenda.

Eu como sempre, antes de entrar na feira durante o preview para convidados e imprensa, bato um papo com a Renata Jordão, assessora de imprensa da ArtRio, para saber dos highlights, do que vem surpreendendo os visitantes, os curadores e os especialistas. Acho importante ter esse one-a-one com ela antes, já que ela está sabendo de todas as movimentações e de todas as iniciativas que estão sendo apresentadas na feira. É desse direcionamento valiosíssimo que vou desbravando as galerias e as instalações com um olhar ainda mais apurado.

Esse ano, a ArtRio aproveitou ainda melhor o espaço da Marina da Glória, estabelecendo o Pavilhão TERRA onde estavam localizadas as galerias do programa PANORAMA, galerias já estabelecidas e reconhecidas no mundo da arte moderna e contemporânea.

Esse ano, eu também ofereci minha primeira visita guiada aos meus amigos e clientes, aproveitei para lançar nessa edição da ArtRio minha iniciativa de imersão e visitas em feiras e galerias de arte para compartilhar um pouco da minha visão e das minhas interpretações e correlações sobre arte contemporânea para não-especialistas. Meu objetivo é estimular novas pessoas que se interessam por esse mundo a visitar esses espaços, questionar, racionalizar e absorver.

Nunca antes eu vi na ArtRio tantas instalações e obras que refletiam diferentes aspectos de comunidades e culturas: isso não deixou dúvidas para ninguém com quem eu conversei durante e depois da feira.

A diversidade de olhares e influências tá on!

E os encontros não param pelos corredores: Domi Valansi da comunicação do MAM.Rio e da NFT.Rio
A consultora de imagem Ariane Ferreira Leite e Natasha Caminha e Henrique Tavares da RDC Online.

Dando continuidade ao trabalho de reforçar a importância da formação de acervo para os museus brasileiros, a ArtRio atuou em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes. O curador do MNBA identificou nas galerias presentes obras que gostaria de ter no acervo e as pessoas podiam fazer a compra e doação da peça.

Tivemos muitas visitas e muita visibilidade. Vendemos 90% das obras e entre elas uma obra doada para o Museu Nacional de Belas Artes. A feira foi lindíssima e com muita diversidade de arte, de todos os contextos, performance, video, pintura. E, principalmente, a presença de artistas de comunidades, de lugares periféricos, com todas as narrativas possíveis. Foi muito positivo para o MT Projetos e para nosso artista Jota, e também tivemos grande visibilidade para o Gervane de Paula em nossa parceria com a Galeria Aura. O projeto externo do Pedro Évora também foi muito inclusivo, onde todos conseguem ver tudo com facilidade nas galerias“, diz Margareth Telles, do MT Projetos.  


Inclusive, o projeto do arquiteto Pedro Évora, o Pavilhão MAR com mais de 3.000 metros quadrados, simulava o movimento do mar e estava deslumbrante. Foi uma forma extremamente inteligente em unificar os espaços e criar ambientes que se conectavam com o programa VISTA dedicado às galerias jovens com até 10 anos de existência e com o programa SOLO que esse ano teve curadoria do colecionador Ademar Britto e que foca em projetos expositivos originais dedicados a um único artista.
O Pavilhão MAR também abrigava os programas MIRA, EXPANSÃO, o espaço do Conversas ArtRio e os institutos de arte.
Área Gourmet
O médico, colecionador de arte e curador com formação em Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro) e Node Center for Curatorial Studies (Berlim), Ademar Britto.

A ArtRio gerou cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos para a montagem e produção do evento, atendimento nos bares e foodtrucks, além das equipes das galerias participantes. 

“Para a Potência Ativa, é muito importante participar de uma feira como a ArtRio – um evento que acolhe e potencializa ações beneficentes, institucionais e paralelas ao mercado de arte.  Os resultados foram muito positivos, não apenas por vendas, mas, principalmente, pela proliferação da Potência Ativa para o público”, indica Gabriela Davies, curadora e cofundadora da instituição.

O anoitecer com os institutos de arte e o Mezanino da Beck’s onde rolaram apresentações de DJs.
Um brinde com esse rosé delicioso para comemorar a 12ª edição da ArtRio e já ansiosos para 2023!

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.