padrao_1
padrao_1

WTM Latin America espera receber 16 mil visitantes em 2023

O principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina já tem data para acontecer e as inscrições estão abertas: a WTM Latin America 2023 será realizada no Expo Center Norte em São Paulo de 3 a 5 de abril e eu estarei lá para cobrir o evento e realizar conexões com o mercado da hospitalidade. Aproveite e acesse o site para fazer sua inscrição.

A organização do evento espera receber 16 mil visitantes nessa edição sob a temática “Explore Novos Horizontes” e contará com 600 expositores, que representam destinos, hotéis, resorts, companhias aéreas, DMCs, empresas de tecnologia, locadoras de veículos, além de operadoras de turismo.

A edição de 2022 foi um boom e um marco, não só para o nosso evento, mas para todo o setor. Havia uma sede da indústria para a retomada dos encontros presenciais e para retomar as alianças, parcerias estratégias que se confirmam em negócios. E o nosso evento, por sua característica técnica, é reflexo do que acontece no setor. Exatamente por isso, de um lado, estamos confiantes no sucesso e, de outro, estamos com os pés no chão. Nós precisamos ser responsáveis em relação à nossa expectativa”, diz Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, que comemora 10 anos em 2023.

Conhecido na indústria por sua ampla experiência e por estabelecer projeções realistas, tomadas em conjunto com o time, Zanetti considera um crescimento na ordem de 10% em número de expositores em 2023 em relação à 2022, quando a WTM Latin America somou 550 expositores vindos de 40 países. Com isso, e ao atingir a marca de 600 empresas, a próxima edição vai superar a de 2019, quando o evento somou 591 empresas expositores.

Já o número de visitantes totais deve crescer 5%, ultrapassando a marca de 16 mil pessoas nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, em São Paulo, de 3 a 5 de abril. Nas duas mais recentes edições presenciais, a WTM Latin America reuniu 15.204 e 13.823 visitantes totais em 2022 e 2019, respectivamente. “O fato é que nós não podemos, não queremos e não vamos nos tornar prisioneiros das projeções. Vamos seguir trabalhando para entregar um evento focado em conexão, conteúdo qualificado e oferta de oportunidades e geração de negócios. Esse é o nosso DNA e é neste sentido que o nosso time trabalha”, conclui o executivo.

O Mato Grosso do Sul lança campanha e rota gastronômica durante WTM Latin America e apresentará um stand sustentável nessa edição

Depois de certificar Bonito como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, o Mato Grosso do Sul confirma sua participação na WTM Latin America para reforçar a oferta e destacar as novidades para o trade da região. Com participação robusta no evento, o estado levará entre 20 e 30 coexpositores da rota Campo Grande, Pantanal e Bonito. “Operadores locais, hoteleiros, representantes de pousadas pantaneiras e dos atrativos de Bonito, entre outros, estarão à disposição do público interessado”, informa Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS).

Entre as novidades, o executivo destaca o lançamento da Rota Pantaneira, com a presença de alguns dos chefs que contribuem para a rota gastronômica. São dez empreendimentos ao longo do Pantanal, partindo de Aquidauana até Corumbá, que ampliam a percepção do público em relação à oferta sul-mato-grossense, considerando os atrativos de natureza, fauna e flora, além deste componente cultural muito forte. Derivada da rota, a campanha “Desbravador Gastronômico” é outra estreia do estado durante o evento. “A WTM Latin America é a primeira feira no Brasil a exibir a nova campanha, voltada a fortalecer esse pilar como identidade do produto turístico do Mato Grosso do Sul. A gente já vem trabalhando a cultura pantaneira ao longo do tempo, mas agora colocamos a gastronomia e a música na linha de frente de atração de viajantes para o Pantanal”, pontua Wendling.

Nós estamos muito felizes em contar, mais uma vez, com uma forte presença do Mato Grosso do Sul em nosso evento”, diz Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, reforçando que, além da área de exposição, com seus inúmeros diferenciais, o destino é um dos parceiros estratégicos e também patrocinador da terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável, que será entregue no dia 4 de abril, no palco do Explore Transformation. “A premiação converge com o que a gente tem feito e com a imagem que desejamos reforçar, já que o Mato Grosso do Sul é vencedor de diversos prêmios como esse em nível mundial, inclusive na WTM London 2013, quando Bonito foi eleito o melhor destino de turismo responsável do mundo no World Responsible Tourism Awards”, lembra Wendling.

Esse comprometimento com a sustentabilidade também será reforçado no estande do Mato Grosso do Sul, concebido para ser um espaço carbono neutro. “Começamos a compensar toda a emissão dos eventos que participamos com a compra de créditos de carbono. Quem passar pelo nosso estande poderá conferir a contabilização em tempo real, por meio das telas disponibilizadas no espaço”, adianta. Para ampliar a exposição, o Mato Grosso do Sul também patrocinará a área do credenciamento. “É um dos espaços de maior visibilidade, pois todos os participantes passam por lá. A ideia é impactar os visitantes logo na chegada para fortalecer a marca Mato Grosso do Sul no mercado nacional e internacional”, defende.

Espaços foram reconfigurados com novos nomes e mantêm a proposta de compartilhamento de tendências, tecnologias e informações com potencial de transformação. Índice de satisfação em relação às conferências atingiu a marca de 80% em 2022, 4% a mais do que o registrado em 2019.

Outro marco da WTM Latin America é o conteúdo exibido nos teatros que desenvolvem os eixos temáticos do evento – para esta edição os teatros são: Explore Technology, Explore Trends e Explore Transformation. “Vamos seguir com nossa missão de trazer as principais tendências e cases que ajudam a impulsionar os negócios e apoiam os profissionais da indústria em seu aprimoramento”, destaca Thais Del Ben, Gerente de Marketing e Comunicação do evento. Explorar novos horizontes e manter o radar ligado para detectar as oportunidades. Não é segredo que a WTM Latin America tem a oferta de conhecimento como um de seus principais pilares, aliado ao networking qualificado que resulta no fechamento de negócios. Além de informar sobre tendências e boas práticas que ajudam a nortear a atuação de participantes e empresas, as reflexões, os cases e os ensinamentos compartilhados nos teatros temáticos contribuem para o aprimoramento profissional e provocam toda a cadeia a mudar posturas para buscar impactos positivos que beneficiam a indústria e reverberam para a sociedade.

A relevância desse componente educacional é comprovada em números. Na pesquisa realizada após o evento, os visitantes que se disseram muito satisfeitos e completamente satisfeitos com o evento somaram 85% e a probabilidade de retorno expressa por eles foi de 90%. A enquete também constatou que 66% dos respondentes assistiram a pelo menos uma palestra da WTM Latin America 2022 e que o índice de satisfação em relação às conferências chegou a 80%.

Para a edição comemorativa de 10 anos, a WTM Latin America está preparando uma grade de conteúdo robusta para os três teatros. Inspirado no mote de 2023, o Explore New Horizons, os teatros ganham novos nomes. O Explore Transformation trará debates, palestras e cases centrados em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade e ESG, com foco em dados e experiências com potencial para transformar o turismo. O local será palco para a entrega da terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável, parte da família de prêmios Global Responsible Tourism Awards, que premia e celebra as iniciativas de empresas latino-americanas no âmbito do desenvolvimento sustentável.

As principais tendências estarão em destaque na programação do Explore Trends, teatro que reunirá especialistas de mercado e representantes de institutos de pesquisa renomados para debater o presente e o futuro do segmento com base em novos comportamentos do viajante e em novos caminhos trilhados pela indústria em si. “Teremos a participação de empresas respeitadas que trarão dados de estudos globais e outros focados na América Latina para fornecer insumos que apoiam a tomada de decisão”, reforça Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America.

O teatro também terá a participação de influenciadores que abordarão as tendências e os macetes da produção de conteúdo. A ideia, segundo Thaís, é ajudar os participantes a se inserirem nesse universo ou a aprimorarem o desempenho de seus negócios, cumprindo com uma demanda cada vez maior dos clientes por informações de qualidade nos meios digitais. “Os criadores de conteúdo lidam com isso todos os dias e podem apoiar agentes de viagens, operadores e demais players a se posicionar cada vez melhor digitalmente”, completa.

Explore Technology é o nome escolhido para o terceiro teatro que será um mix de tech e digital. Além de destacar aplicativos, plataformas e ferramentas tecnológicas que vêm contribuindo para o desenvolvimento da indústria turística em termos de eficiência e produtividade, o espaço também trará ao palco especialistas em digital para abordar diferentes questões relacionadas ao desempenho das empresas e dos profissionais nos meios digitais. A programação completa de palestras, painéis e debates dos três teatros está no site da WTM Latin America. Os temas também estão disponíveis no ConnectMe (plataforma de agendamento de reuniões), que permite planejar o roteiro de visitas durante os três dias de evento. “Vamos oferecer espaços que sejam democráticos e convidativos para cumprir nosso papel de servir de ponte para um turismo melhor, viabilizando o compartilhamento de soluções e dados importantes para o dia a dia de quem cuida de milhares de viajantes”, finaliza Thaís.

Algumas palestras já foram confirmadas, veja os temas abaixo:

*Desmistificando a Inteligência Artificial para o Turismo
*Do Online ao Ofline – Melhores práticas para a prospecção e retenção de clientes
*O perfil e as expectativas do Viajante Online
*Storytelling no Turismo: Transformando Seguidores em Viajantes
*Cadeia de fornecedores do turismo e conservação ambiental
*Os avanços do turismo em territórios indígenas
*Gastronomia e desenvolvimento local
*O Afroturismo e o agente de viagens: o que eu preciso saber e aprender?
*Um novo futuro: os desafios dos novos governos para a sustentabilidade no turismo
*Melhores soluções para gestão de resíduos
*Foto, vídeo e turismo responsável: qual a relação entre quem produz e publica uma imagem e o destino / pessoa fotografados?

Não tenho dúvida que essa edição que celebra os dez anos da WTM Latin America será uma das melhores e eu estarei lá trazendo as principais notícias e iniciativas do setor de turismo e viagens.

Serviço – WTM Latin America 2023

Data: 3 a 5 de abril de 2023

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Verde

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.