padrao_1
padrao_1

Sustentabilidade Capixaba: O grande encontro ambiental do Espírito Santo

E ontem o Espírito Santo juntou na Praça do Papa em Vitória, especialistas, profissionais do setor, representantes do Governo e entusiastas da sustentabilidade para uma grande prestação de contas, mostrando os caminhos e apresentando os projetos que estão sendo desenvolvidos durante a Solenidade de Abertura e o Painel “Ações dos Governos Estaduais diante dos impactos das mudanças climáticas” na terceira edição do Sustentabilidade Capixaba, que se compromete em ser o grande encontro ambiental do Espírito Santo, realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sindiprom-ES, e promovido pela GFC Eventos, em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA).

Renato Casagrande, Governador do ES, Eduardo Reidel, Governador do MS, Paulo Renato, Presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e Elias Carvalho, Diretor da GFC Eventos fazendo a visita oficial na feira, após Solenidade de Abertura crédito Thiago Guimarães

Para abrir o evento, Elias Carvalho, Diretor da GFC Eventos, comentou sobre a importância de ouvir mais do que falar quando se trata de sustentabilidade e Paulo Renato, Presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e destacou a importância do Turismo de Negócios e Eventos para o desenvolvimento econômico, em tempo, só no evento estão sendo gerados mais de 1.045 empregos diretos, e agradeceu o Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini que trouxe de volta essa Praça para que a gente pudesse de forma organizada, respeitando o espaço da comunidade que aqui reside, para que os eventos sejam um sucesso. Nesse final de semana tivemos um show no sábado e um evento de negócios começando hoje (segunda), e tudo acontecendo na mais perfeita paz, sem nenhuma intercorrência“. Ele também comentou que “na Presidência do Convention buscamos sempre o fortalecimento dos eventos, apoiamos os existentes e fomentando que se crie e capte novos eventos“, uma iniciativa que gera emprego e renda para o estado.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente Felipe Rigoni subiu ao palco para comentar que o Sustentabilidade Capixaba é o maior evento sobre sustentabilidade já feito no Espírito Santo e que o estado tem feito vários programas para combater os efeitos das mudanças climáticas como o Fundo Cidades que é uma parceria com os municípios para fazer obras de prevenção. Para ele esse tipo de evento é importante para sensibilizar a população sobre o tema e para discutir maneiras e soluções de diminuir os impactos e os efeitos das mudanças climáticas.

Participamos da abertura do evento apresentando o Das Pretas e fazendo articulações nesse primeiro dia com Priscila Gama, Gabriela Duque e Ed Lobo.

O Diretor do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Aloisio Lopes Pereira de Melo, esteve na abertura e comentou que para o Governo Federal a agenda ambiental e a agenda climática foram colocadas no mais alto nível de prioridade e que é também uma agenda transversal em todos os outros Ministérios, um grande desafio tratar de forma integrada esses temas. Para o Presidente Lula, o Brasil é um provedor de soluções ambientais para o mundo, por meio dos biomas existentes no nosso país e com a decisão de sediar a COP30 em Belém que será realizada em 2025, pela primeira vez realizada no Brasil, reforça a importância do país nesse tema.

Para a Ministra Marina Silva, temos uma emergência climática e Aloisio explica: “as situações de vulnerabilidade, de exposição de grupos sociais aos efeitos climáticos extremos, nós já lidamos com isso historicamente, mas agora lidamos em um contexto em que esses eventos já estão acontecendo e tendem a ocorrer com mais frequência, com maior intensidade e com maior duração. Então esse é o desafio colocado para todos nós para que nós atuemos em benefício da segurança da nossa população, para preservar patrimônios das famílias, a nossa infraestrutura, as atividades econômicas“.

Crédito Thiago Guimarães

Para Lorenzo Pazolini, Prefeito de Vitória, esse debate começou em 1971 na Convenção de Estocolmo na Suécia, “porque vivíamos naquela época uma grande crise, e a partir das grandes crises nós temos a oportunidade de nos debruçarmos sobre os temas, trabalhando com a Academia, com a sociedade civil organizada e com os Poderes constituídos, nós conseguimos trazer temas importantes. De 72 a 81, o Brasil não debateu esse assunto e só com a Lei 6938/81 nós fomos ter o conceito de meio ambiente definido no marco legal. De 81 pra cá, infelizmente, os agravamentos das crises ambientais e sociais, o ápice da pandemia, mas ele celebra a retomada com muito vigor (do debate desse assunto) no Espírito Santo“. Pazolini então enumerou algumas características do estado: “temos 40% do nosso território preservado, temos 11 parques ambientais, temos um projeto em que estamos plantando um árvore para cada habitante da capital (quase 380 mil árvores) e que o compromisso intergeracional firmado levará a um futuro muito melhor para nosso país, a um crescimento sustentável e principalmente à preservação de um direito humano fundamental que é o desenvolvimento sustentável, que é o meio ambiente equilibrado, que é equilibrar essa balança de geração, emprego e renda com a preservação do meio ambiente“.

Crédito Thiago Guimarães

Casagrande comentou que “o mundo vê no Brasil hoje uma solução para o fornecimento de energia renovável (…) o Brasil já é um grande fornecedor de alimento para o mundo, investindo nosso dinheiro para alavancar as fontes renováveis de energia, com as tecnologias de etanol, de biomassa, do hidrogênio verde, da energia social, da energia eólica, e que sem dúvidas o Brasil poderá liderar nessa economia. Esse encontro serve então para jogar luz nessas novas tecnologias e para avançar nesse tema“.

A manhã continuou com o painel que comentei acima e foram debatidas muitas ideias, projetos e seus respectivos status, com a presença do Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC, do Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, do Casagrande e do Aloisio Lopes com mediação de Rigoni. Foi extremamente valioso perceber que os Governos em suas diferentes esferas estão levando a sério as agendas ambientais e colaborando entre si com boas práticas realizadas com iniciativas privadas. Para quem trabalha nessa área ou está conectado com o ecossistema de negócios, é imprescindível a participação nesse evento.

O evento que vai até amanhã conta com um time com mais de 45 especialistas de renome nacional e do cenário local compõe as plenárias do fórum, como Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Diego Xavier, pesquisador da Fiocruz, Sérgio Xavier, CEO da Plataforma Circularis e articulador do Centro Brasil do Clima; Isis Akemi Marimoto Toschi Olivieira, coordenadora-geral de Política de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Carlos Alberto Mesquita, diretor de florestas e políticas públicas da BV-Rio; Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética; Jorge Pinheiro Machado, da Eletrobrás, entre outros. A programação completa do evento está disponível no site, com os horários de cada palestra, onde você também pode fazer sua inscrição gratuitamente.

Atividades culturais e educativas

O evento Sustentabilidade Capixaba vai contar com uma extensa programação cultural e educativa. Destaque para os ambientes de observação, onde os visitantes poderão conhecer as espécies de abelhas existentes no espaço Jardim de Mel. Outra novidade é a criação de um manguezal, com a presença de caranguejos, demonstrando a importância desse ecossistema costeiro. Também será possível visualizar uma onda gigante com lixos recolhidos da praia. Ainda área oceânica, o público vai conferir uma instalação de totens que vão reproduzir os sons produzidos pelas diferentes baleias que habitam o litoral do Espírito Santo.

A programação cultural inclui, ainda, três atrações musicais, sendo uma delas nacional, com show especial do cantor Beto Guedes. Entre os shows confirmados na terça-feira será a vez do músico Amaro Lima, com o show “Tambores do Espírito Santo”, relembrando sucessos da banda Manimal, que espalhou o ritmo rockongo para o Brasil e o mundo. O show se inicia às 19h. Para fechar o evento, uma apresentação especial do artista nacional Beto Guedes, também com início às 19h, na quarta-feira.

Serviço:
Data: 26 a 28 de junho de 2023
Local: Praça do Papa – Vitória/ES
Realização: Espírito Santo Convention & Visitors Bureau
Correalização: Sindiprom-ES
Promoção: GFC Eventos
Parceria: Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico
Entrada: franca
Inscrições: https://sustentabilidadecapixaba.com.br/

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.