padrao_1
padrao_1

Parque Design – Escola de Joalheria por Leonardo Magalhães

Conheço o Leonardo Magalhães há anos lá de Niterói e o trabalho dele, sempre espetacular, teve a cidade sorriso como inspiração. Paralelamente à sua carreira de designer de joias, ele tem há quinze anos sua tradicional escola de joalheria que mudou do centro de Niterói para um novo espaço no bairro de Charitas. E agora ela vem com um novo nome: Parque Design, homenageando o Parque da Cidade que ele via da sua sala comercial e da onde ele já voou várias vezes de parapente.

O espaço com inspiração industrial abriga alunos iniciantes e profissionais renomados e conhecidos por suas criações, eles então utilizam seu espaço para expor e comercializar suas peças.

“Eu escolhi Charitas de forma estratégica: a pandemia me fez movimentar. Com a escola estabelecida há quinze anos no centro de Niterói, eu não percebia as oportunidades ao meu redor. A pandemia dificultou o acesso à escola dos alunos e dos clientes por ser no Centro. Mesmo que parecesse para quem estava de fora um desafio se estabelecer em Charitas pelos possíveis custos mais altos, levando em conta a localização privilegiada, o retorno tem sido muito melhor que o esperado. A proximidade com os bairros de Itaipu e de Icaraí tem atraído novos clientes e estimulado a visita de moradores desses bairros.”, comenta Leonardo.

Ao longo dos anos a intenção sempre foi passar o conhecimento da arte da joalheria para quem quisesse aprender. Hoje com o ensino à distância é comum ver profissionais ensinando como criar joias, mas quando começou há 15 anos atrás com a escola no centro de Niterói, Leonardo foi pioneiro no setor. De adolescentes que vislumbram iniciar na profissão a senhoras que desejam passar o tempo aprendendo técnicas e criando suas próprias peças, mantendo a cabeça ativa e desenvolvendo um novo conhecimento, suas turmas são bem diversas e os objetivos também.

A escola Parque Design faz um ano agora em agosto e Leonardo começou o espaço do zero, realizando um grande investimento: foram adquiridos novos maquinários, desenvolvidas marcenarias sob medida e toda a decoração foi criada para estimular a criatividade.

O curso de joalheria é bem amplo, já que o universo da joalheria oferece diferentes especialidades e caminhos a seguir. Sua escola oferece cursos de ourivesaria, de cravação, de modelagem em cera, de galvanoplastia (curso de banhos e de coloração de metais), de design de joias com desenhos à mão ou no computador com o programa rhinoceros ou ainda com a prototipagem na impressora 3D. Inicialmente é oferecido um curso livre que dará noções básicas de todos esses outros cursos (90% da procura hoje é por esse curso). Mas a estrutura do curso é montada especialmente para o que o aluno está buscando. O objetivo da escola é despertar o interesse do aluno na joalheria e o papel do Leonardo é nortear esse aluno, dando autonomia e até é possível continuarem em parceria com os designers expondo suas peças no local.

Sobre o mercado de joalheria:

A procura pelos seus cursos está sendo muito grande, mesmo com toda a oferta de cursos online, a aprendizagem da joalheria é muito prática e faz bastante diferença ter um profissional ao seu lado, acompanhando a construção, dando dicas valiosas de quem já passou anos melhorando sua técnica. Inclusive, muitos dos seus alunos já tinham feito cursos on-line, mas procuraram a escola para ter esse acompanhamento de perto e até mesmo para interagir com outros profissionais.

O empreendedorismo também tem estimulado à procura, já que com essa habilidade você pode ter uma segunda renda ou até fazer uma transição de carreira como designer de joias, construindo uma nova história nesse setor, como quem quer trabalhar com a área de casamento e desenvolver alianças para casais.

Outros se matriculam com objetivo de passar o tempo, como um hobby. E no melhor conceito de faça você mesmo (DIY), tem alunos que adquirem a expertise para conseguir criar peças que ela não encontra nas grandes lojas e depois que você aprende a técnica e cria suas peças, muitos preferem criar peças únicas de alto valor agregado sem ter que fazer um grande investimento, já que comparativamente saem mais em conta considerando os valores elevados que lojas mais estabelecidas e grandes marcas praticam.

Como terapia, o curso também é indicado por profissionais para seus pacientes que buscam uma melhora na sua saúde mental em um mundo tão acelerado. A joalheria demanda uma grande concentração que acaba gerando paz interior e tranquilidade, Leonardo comenta que para muitos acaba sendo um exercício para sua própria alma, porque se sentem fazendo parte de alguma coisa, criando peças no seu tempo, obedecendo todos os processos, sem pular etapas. É um exercício de habilidade e atenção aos detalhes.

E para quem quer trabalhar como designer de joias, os cursos servem para profissionalizar os alunos nessa profissão, gerando oportunidade para o aluno buscar posições em grandes empresas que estão lidando com um problema de defasagem de profissionais. Os grandes ourives e joalheiros eram na sua maioria de uma geração mais antiga e a profissão era comumente passada de pai para filho, com o desinteresse do filho em dar continuidade à tradição familiar, tem se perdido grandes profissionais.

Do lado de cá, eu posso desejar muito sucesso para esse novo momento da sua carreira e incentivar seu negócio apresentando o Parque Design a todos que vislumbram se tornar designer de joias.

Conheça também o trabalho da Leonardo Magalhães Joias:

Para mais informações sobre os cursos e valores da escola Parque Design: 21 97996-4625

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.