Os quase 30 anos de vivências de Oskar Metsavaht na floresta e o contato com seus povos originários fizeram o artista, designer e ativista ambiental ressignificar a Amazônia através da arte e da sustentabilidade. Oskar ocupará permanentemente os corredores do 6º andar da Torre Mata Atlântica – restrito aos hóspedes do hotel Rosewood São Paulo. A torre foi projetada por Jean Nouvel (arquiteto, vencedor do Prêmio Pritzker) e apresenta obras de mais de 50 artistas brasileiros contemporâneos. A partir de agora, terá também obras de Oskar Metsavaht, com fotografias da série INTERFACES II HOMEM // COSMOS // FLORESTA, produzidas a partir da sua vivência em ritual xamânico com a tribo Ashaninka.

No Rosewood São Paulo está a exposição “Amazônia – Oskar Metsavaht”, com a série ‘Amazon Guardians’, sobre sua expressão e visão sobre a região. “Convido o espectador a mergulhar nessas experiências. As obras, em diferentes canais de expressão, trazem meu entendimento da extrema importância da flora e da fauna da região, do conhecimento ímpar das comunidades, assim como da sabedoria de cuidar para preservar“, conta Oskar Metsavaht, que é Fundador e Diretor de Criação e Estilo da Osklen, Embaixador da UNESCO para Sustentabilidade e Embaixador da ONU para a “Década dos Oceanos”.
Nesse mergulho, o visitante terá contato com o movimento AG l Amazon Guardians, criado por Metsavaht, que reúne sua longa experiência na preservação da riqueza e biodiversidade da floresta e o desenvolvimento humano sustentável. Na moda, o movimento se concretiza na Osklen AG, coleção que une estilo e as melhores práticas socioambientais da marca, utilizando materiais como a pele de pirarucu, a juta e o látex. Através da união de cadeias produtivas envolvidas na produção, a Osklen ajuda a proteger mais de 8 milhões de hectares de terras indígenas e unidades de conservação. A iniciativa com a pele de pirarucu, por exemplo, é pautada no manejo sustentável, que colabora com a economia circular, gerando renda para as populações ribeirinhas e contribuindo para a preservação da Amazônia.


No espaço Amazônia dentro do Rosewood São Paulo, o visitante poderá adquirir fotografias em edição limitada da Amazônia, com impressão fine art sobre papel algodão, datadas e assinadas pelo artista, assim como peças da Osklen das coleções Amazon Guardians.

Amazônia – Oskar Metsavaht
Local: Hotel Rosewood São Paulo
(R. Itapeva, 435 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01332-00)
[sobre a OSKAR METSAVAHT]
Designer, artista, ambientalista, ativista, com formação acadêmica em Medicina. Criador multidisciplinar, transita entre diversas áreas e é reconhecido como um visionário por defender e aplicar práticas socioambientais desde os tempos em que essas causas e valores ainda não estavam em voga.
O trabalho de Oskar como artista, designer e ativista expressa o tema da preservação da floresta, da água e do empoderamento e proteção dos povos da floresta. Sua necessidade constante de experimentação e um estilo de vida conectado com a cidade, a natureza e as artes são as principais fontes de inspiração do seu processo criativo.
Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, precursor do conceito de Novo Luxo que prima pela fusão entre ética e estética e preconiza a moda consciente comprometida com a filosofia ASAP | as sustainable as possible, as soon as possible, que traz a urgência de agir da maneira mais sustentável possível no nosso dia a dia e um chamado para a adoção de melhores práticas de impacto social e ambiental na indústria da moda. Fundador e presidente do Instituto-E, uma OSCIP que atua como um hub aplicando conceitos e práticas de Sustainable Design Thinking para promover um desenvolvimento humano mais sustentável por meio de projetos socioambientais.
Diretor criativo do studio OM.art, onde reúne seu ateliê de artes plásticas, o espaço expositivo e o estúdio para desenvolvimento e produção de projetos de arte. Membro dos Conselhos Consultivos do Instituto Inhotim e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Embaixador da UNESCO para Sustentabilidade. Embaixador da ONU para Década do Oceano.
[sobre a OSKLEN]
A OSKLEN é a expressão de um lifestyle genuíno definido pelo equilíbrio de uma vida urbana integrada à natureza em que o orgânico e o tecnológico, o local e o global, o luxo e a simplicidade são complementares. Design, arte e sustentabilidade compõem o universo da marca, precursora do conceito de Novo Luxo, no qual ética e estética se fundem, materializando a filosofia ‘ASAP | as sustainable as possible, as soon as possible’, que ressalta a urgência de agir da maneira mais sustentável possível, um chamado para a adoção de melhores práticas de impacto social e ambiental na indústria da moda.
[sobre o Instituto-e]
O Instituto-E é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua como um hub aplicando conceitos e práticas de Sustainable Design Thinking para promover um desenvolvimento humano mais sustentável por meio de projetos socioambientais e que cumpre sua missão criando e gerenciando uma rede que busca aumentar as sinergias entre diferentes agentes da sociedade. Baseia-se em iniciativas ambientais, culturais e educacionais de responsabilidade social inspiradas no movimento e-brigade − o chamado à ação para que as pessoas possam ser “ASAP |as sustainable as possible, as soon as possible”. O Instituto desenvolve e implementa projetos socioambientais inspirados no conceito de 6 “Es” − earth, environment, energy, education, empowerment and economics − com o objetivo de ajudar a promover o Brasil como o país do desenvolvimento humano sustentável, por meio do pensamento criativo e da ação, em parceria com instituições como UNESCO, Ministério do Meio Ambiente da Itália, Câmara de Comércio Britânica da Itália (BCCI), Ethical Fashion Initiative da ONU, WWF, Osklen, Greenpeople, entre outras.