A ArtRio está chegando e como em todas as edições, oferece uma programação diversificada para todos os visitantes, com cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, onde ocupará um espaço 25% maior em comparação com o ano anterior. Entre as galerias presentes neste ano, a Mario Cohen, de São Paulo, apresentará artistas que dialogam com distintos territórios, os registros das culturas humanas e da paisagem, retratando a natureza e a influência do homem no espaço que ele ocupa.

Entre os destaques da galeria, a fotógrafa paulista Elaine Pessoa, cujas obras apresentam intervenções sobre fotografias feitas por viajantes do século XIX, registros históricos e imagens geradas por inteligência artificial, trazendo à tona debates sobre o colonialismo ao longo da história até o colonialismo de dados presente na contemporaneidade no seu projeto Exploratorius. Nesta série, a artista procura enfatizar a necessidade de descolonização da categoria chamada natureza, ou paisagem brasileira, especialmente considerando as desigualdades socioambientais decorrentes dos processos de exploração e apropriação ilegal desde o período colonial até o século 21.


Desde sua 1ª edição, em 2011, a proposta da ArtRio sempre foi ser uma grande plataforma, com um calendário anual, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando ações em espaços diversos.
Para a semana da feira, a organização tem a confirmação da presença de mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui ainda visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas. Esta ação faz parte do projeto Collectors Program, apoiado pela PRIO.
O espaço estará divido em TERRA, no pavilhão central da Marina da Glória, e o pavilhão MAR, espaço que teve sua área expandida na esplanada com um projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de maior escala.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2023, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (diretora da Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).
A ArtRio 2023 é apresentada pela PRIO e pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Beck’s. A feira tem o apoio das marcas Allos, Rio Galeão e Alta Diagnósticos. Apoio Institucional de IBMEC | Instituto Iduqs, Rabanne, Bombay, Sauer e AlaMaster. Rede Windsor Hoteis, com o Miramar Hotel, como a rede de hotéis oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.
A realização da ArtRio é da BEX Produções e coprodução da Dream Factory.
#artrio
#artrio2023
#compartilhearte
ARTRIO 2023
- Data:14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
- Preview – 13 de setembro (quarta-feira)
- Horário:
13 de setembro – Preview das 13h às 21h
14 a 16 de setembro – das 13h às 21h
17 de setembro – das 12h às 20h
- Ingressos: Venda no site artrio.com
Inteira R$ 80 / Meia R$ 40
- Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
- Estacionamento no local, sujeito a lotação
- Metrô: Estação Glória