padrao_1
padrao_1

De Frente com Rô: Eberson Theodoro

Com quase 200 ensaios em seu acervo, o fotógrafo Eberson Theodoro é o fundador do site Foto de Homem, dedicado a mostrar a beleza masculina em diferentes corpos, estilos e etnias. Eberson vem tendo reconhecimento com essa iniciativa que nasceu em maio de 2020, durante a pandemia, mas que tem sua origem há dezoito anos, quando iniciou na fotografia. Ele que é jornalista e pós-graduado em Fotografia, se apaixonou pela matéria durante a faculdade e se inspira no trabalho do fotógrafo americano Bruce Weber, reconhecido mundialmente por trabalhos para Calvin Klein e Abercrombie & Fitch e pelas belas imagens eternizadas em campanhas e livros. Eberson vem incorporando ao seu trabalho conceitos de beleza, se utilizando de referências visuais para determinar os caminhos a seguir e sempre com o objetivo de impactar sua audiência com seu olhar.

Com a exposição que modelos no Only Fans tiveram durante a pandemia mesmo utilizando fotos caseiras, Eberson percebeu que poderia oferecer à audiência fotos profissionais com seu olhar apurado. Hoje o Foto de Homem é uma espécie de revista online que conta com sua assinatura na produção, na edição e na manutenção e com o compromisso de compartilhar um ensaio novo por semana toda quinta-feira. E é exatamente esse comprometimento que o diferencia de outros sites, plataformas e fotógrafos especializados no nu masculino. É a consistência que dá credibilidade ao seu trabalho e cria um novo hábito na audiência que passa a esperar novos ensaios toda semana, acessando um site atualizado.

Com três anos de existência, o negócio vem amadurecendo, ganhando exposição através de parcerias com sites de notícias LGBTQIAP+ como o GAY BLOG e o Eberson vem a cada dia tendo mais destaque com o seu trabalho em grandes mídias como nessas matérias na VEJA, na FOLHA, no EXTRA e no IG. Além disso, o fotógrafo catarinense tem convidado famosos para posar para suas lentes, um investimento arriscado, mas com grande potencial de engajamento e retorno, que tende a chamar bastante atenção na internet.

Eberson fotografa muitas vezes no seu estúdio em Joinville, onde ele também ministra cursos de fotografia, e vem realizando ensaios em Curitiba, Balneário Camboriú, São Paulo e no Rio de Janeiro. Ensaios internacionais estão nos planos futuros e também exposições e quem sabe um livro, compilando alguns dos seus principais trabalhos. O fotógrafo segue com seus objetivos: manter a relevância como um dos principais sites de nu masculino do país, aumentar sua base de assinantes e fotografar cada vez mais famosos.

Mesmo ainda sendo um tabu, o fotógrafo tem percebido uma valorização do seu trabalho com o aumento do número de assinantes e também de homens que querem posar pras suas lentes. Toda a curadoria de modelos é feita por ele e ele acaba buscando os ~ biscoiteiros ~que já tendem a ficar mais à vontade para tirar a roupa, mesmo não sendo uma obrigatoriedade: “não se obriga ninguém a tirar a roupa“, diz Eberson, orgulhoso da sua carreira, ele também considera importante enfrentar o desconforto que ainda sentem com modelos masculinos posando nus.

Sua comunidade de assinantes é bem participativa, opinando em questionamentos que o fotógrafo faz no seu perfil e no grupo de whatsapp do Foto de Homem, como quando ele levantou a questão de se os assinantes gostavam ou não dele aparecer em reflexos no espelho, em fotos estilo bastidores, ou se gostavam ou não dos vídeos no making of terem sua voz dirigindo os modelos: adianto que nas duas questões a maioria votou sim!

E eu não poderia terminar essa entrevista sem fazer uma pergunta que eu vejo sempre aparecer nos comentários: “Quando o fotógrafo vai posar nu?

Eu acho interessante essa hipersexualização que os fotógrafos de nu masculino tem tido ultimamente, parece um fetiche da audiência e o Eberson complementa que enxerga com normalidade essa curiosidade por quem produz o conteúdo e essa demanda de humanização. Ele acha graça e se sente lisonjeado “mesmo não tendo esse, considerado, corpo 100% padrão, as pessoas têm curiosidade e eu não tenho vergonha da minha nudez“. Para os assinantes do Foto de Homem, Eberson matou a curiosidade ao final de uma das retrospectivas, fica a dica!

Para quem quiser conhecer mais o trabalho do Eberson, acesse: Site Foto de Homem

Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.