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“Como marcas fazem ativações em eventos” na CDL Jovem Vitória junta empreendedores no centro

Casa cheia nessa primeira quarta de fevereiro: o primeiro Encontro Mensal do ano da CDL Jovem Vitória aconteceu no dia 01/02 no auditório da CDL Vitória no centro da cidade e juntou mais de 60 empreendedores para aprender como marcas fazem ativações em eventos. A mediação foi feita por mim com os convidados Rominho Dias, proprietário da R1 Eventos e organizador do Vital, principal marca de Carnaval fora de época de Vitória que existe desde 1994, e Gustavo Fonseca, fundador e Diretor de Negócios da FAAS, um escritório de advocacia que organiza eventos próprios, patrocina iniciativas e oferece acessos a experiências exclusivas aos seus clientes.

Rominho Dias, nossa presidente Chris Badke e Gustavo Fonseca

Esse evento foi o primeiro da nova gestão da entidade da qual faço parte como Diretor de Eventos para o biênio 23/24 e quisemos iniciar com uma nova forma de encarar esses encontros mensais: agora o conteúdo será preferencialmente abordado de forma temática em estilo de talk show, trazendo mais dinamismo e mais conhecimentos aplicáveis aos negócios e às carreiras dos nossos associados. O objetivo é contribuir com a educação executiva, convidando nomes locais de expressividade que possam compartilhar histórias, to-do’s e hacks úteis para outros empreendedores.

Antes mesmo de subir ao palco fiz um alinhamento com os dois convidados durante as semanas anteriores a esse encontro, buscando nas suas histórias vínculos e formas de conexão onde eu pudesse construir uma narrativa fluida que proporcionasse uma imersão no tema do mês (ativação de eventos), mas que também passasse pelas principais experiências que eles tiveram, buscando aquele olhar diferenciado e aquela sagacidade específica que eles são reconhecidos.

Como um grande consumidor de palestras, treinamentos, mentorias e experiências educativas, eu fiz questão de trazer para a CDL Jovem Vitória uma nova forma de apresentar esse tipo de conteúdo, com menos egotrip e mais contribuições verdadeiras. E eu acredito que em um grupo de associativismo, nós como diretores, precisamos agregar insights e os famosos pulos do gato aos nossos associados. É dessa forma que o grupo se recicla, forma lideranças e atrai cada vez mais negócios, exposição e oportunidades para todos os envolvidos.

Com assinatura da Jardineira, nosso coffee break recebeu todos os participantes para um momento de descompressão, de networking e de leveza, criando um clima capaz de agregar membros, seus convidados e os visitantes em um ambiente acolhedor.

Também tivemos degustação da água de coco e dos picolés do Vanoel do Coco, uma marca capixaba que existe há quinze anos e tem pontos de venda distribuídos por Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim e Campos dos Goytacazes. Inclusive, eles tem um drive thru de água de coco e picolé na Praia da Costa que é disputado por moradores da região.

Diretora de Marketing Junia Ferolla, minha super companheira e uma conexão maravilhosa, porque quando o Marketing e os Eventos estão alinhados, tudo fica mais fácil.

Nossa Presidente Chris Badke abriu o evento apresentando a CDL Jovem Vitória, nossos números, nossos objetivos e nossa nova diretoria.
Daiani Lavino (Diretora Financeira), Rodrigo Santiago (Diretor de Eventos), Chris Badke (Presidente), Juliana Silveira (Vice-presidente), Junia Ferolla (Diretora de Marketing) e André Campanha (Diretor de Pessoas) para o biênio 23/24.

Eu então comecei o bate-papo “Como marcas fazem ativações em eventos” comentando sobre meu pitch para a Diretoria sobre esse assunto, porque queria aproveitar a proximidade com o Carnaval para trazer um tema que meus clientes sempre me perguntam e que imaginava não ter sido abordado nas outras gestões. Como um arquiteto de experiências e um profissional contratado pelo meu bom gosto, pelo meu olhar para o belo e pelo meu viés estratégico, eu sabia que iria contribuir com esse assunto com a minha expertise e com os cases que já assinei.

E durante o pitch sobre esse tema, dois nomes surgiram imediatamente: o do Rominho por conta do Vital e o do Gustavo por conta do camarote que ele organizou para a FAAS, seu escritório de advocacia.
Eventos naturalmente geram as melhores histórias e a energia do Rominho e do Gustavo foram contagiantes, rendendo momentos engraçados e muito leves para esse primeiro encontro. Demos certo como um trio com nossas experiências complementares.
Fui então costurando o tema com perguntas e direcionamentos para que os convidados comentassem sobre momentos decisivos, processos, ideias e planejamento de uma agenda de eventos onde as marcas pudessem explorar ao máximo a exposição que os eventos podem oferecer.
Fazendo uma análise de toda a história do Vital, Rominho foi explicando as principais diferenças de quando o festival surgiu em 1994, do seu auge nos anos 2005 e da sua renovação no ano passado, com o retorno do festival aos órfãos e a renovação do público.
Gustavo comentou sobre sua forma de análise para participação em eventos, sobre os eventos autorais criados pela FAAS, pelos eventos que são apoiados e patrocinados como os da Folha Business e sobre a decisão de oferecer acesso a experiências exclusivas para os seus clientes e colaboradores, como os camarotes da FAAS no Vital no ano passado.
Com o objetivo de contribuir com a análise desses eventos para os empreendedores da audiência, eu falei da importância da conexão com o propósito em todos os eventos e dei os sete mandamentos da ativação de marca em eventos, uma análise criada por mim para avaliar convites, patrocínios, compras de espaços, participação em feiras e organização de eventos autorais e experiências originais para clientes (e que eu vou incluir aqui abaixo):

  1. Sua participação tem que ser estratégica, aproveite para lançar alguma coisa ou fazer um rebranding e crie uma experiência dentro de um evento.
  2. Sua participação tem que ser interessante, de preferência compartilhe a ideia com os mais próximos e veja suas reações.
  3. Sua participação tem que fazer sentido no quesito custo, mas não deixe isso te impedir. Crie maneiras de rentabilizar imediatamente, ofereça promoções e ofertas diferenciadas para contratação/compra imediata para poder retornar o valor investido (ou parte dele).
  4. Sua participação tem que fazer diferença no evento, por isso que sugiro alinhar com o evento o que pode ser feito, o que pode ser acrescentado e se o evento já tiver experiências anteriores com marcas do mesmo segmento, pode contar o que deu certo e o que deu errado.
  5. Sua participação tem que harmonizar com o todo e tem que ser bela. E aqui eu falo de tudo, stand ou instagramável que se conecte com a cenografia e o ambiente, promotores com uniformes ou trajes especiais conectados com o evento, criação de narrativa visual (boas fotos, ensaio específico, vídeos tailormade para o evento), cuidado com a poluição visual, se atente à sustentabilidade e use tecnologias para evitar desperdício de papel.
  6. Sua participação tem que ser funcional, aqui também vale um papo com a organização para criar estações de recarga de celular por exemplo, bares temáticos, salões de beleza, coisas que sejam úteis para os visitantes/convidados.
  7. E por último, sua participação tem que ter fit de mercado. Sem isso, nem começa. Se o público não enxergar valor em você ou se seu cliente não entender o porquê, recomece e repense sua participação.
Terminamos nosso bate-papo falando sobre o futuro dos eventos, estimulando que os empreendedores criem agendas com eventos recorrentes e que eles contratem, e valorizem, os profissionais de evento que são especialistas em criar experiências incríveis.
Em nome da CDL Jovem Vitória, agradeço à generosidade no compartilhamento das suas histórias e de dicas incríveis e ao tempo investido dos nossos convidados. Eles fizeram a diferença no nosso evento.
Juliana Silveira, Vice-presidente da CDL Jovem Vitória e fundadora do Makers, explicou sobre seu evento Dia do Termômetro que vai acontecer no próximo dia 08 e também sobre os benefícios para os associados que pagam 50% do valor original na inscrição.
No Momento Membro desse mês, o coreógrafo Andrezinho Castro falou sobre sua experiência ao coreografar eventos como aniversários, casamentos e festas de debutantes e também a Comissão de Frente da Unidos de Jucutuquara (percebeu como nosso encontro foi temático e todo conectado?).
A Di Ferolla, na figura da Junia Ferolla, tradicional marca de acessórios capixaba sorteou brindes como cangas e acessórios de Carnaval para os participantes.

Thiago Martins, filho do Vanoel do Coco, também contou um pouco sobre a história de superação do pai, a motivação por trás dessa ideia e teve incríveis feedbacks sobre os produtos degustados.
O Diretor de Harmonia da Unidos de Jucutuquara, Anselmo Alves, contou sobre a escola que já foi sete vezes campeã do Grupo Especial do Carnaval Capixaba, convidou todos a participarem do desfile no dia 11/02 no Sambão do Povo e ainda sorteou três fantasias para quem foi ao evento.
Os vencedores do sorteio das três fantasias
Terminamos esse primeiro encontro ao som do samba enredo de 2023 da Jucutuquara e muita animação pelo que está por vir para esse ano da CDL Jovem Vitória.
Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago

Carioca, mas cosmopolita. Adora traduzir tendências, comportamentos e movimentos através dos seus textos. Adora mergulhar em iniciativas inovadoras e em experiências originais. Adora compartilhar os insights que têm através do seu olhar e conectar pontos não-óbvios, dando mais robustez ao que escreve. Está disponível para cobrir seu evento ou experiência assinando matérias autorais e branded content. Faça uma cotação através da página de contato.